Melodísia #001: O AMOR É ETERNAL
Ritmo: Tupletino-Anacruse, Miscelâneo (Anacruse - ternário)
Ah! Como é
Bom ter-te perto e contigo contar!
Ter a certeza de não estar só,
Poder descansar e, de júbilo, cantar...
REFRÃO (Anacruse/tupletino* - binário)
É bom ser bom,
Fazer o bem,
Não importa o tom,
(*)Sê feliz também.
(Anacruse - ternário)
Bom compartir, as delícias da vida,
Poder te fazer tão feliz e, melhor,
Amar-te sem troca, jamais preterida.
REFRÃO (Anacruse/tupletino* - binário)
É bom ser bom,
Fazer o bem,
Não importa o tom,
(*)Sê feliz também.
(Anacruse - ternário)
O amor quer o bem, pois é altruísta,
Se porta bem, quer a verdade;
Ele é benigno, nunca egoísta,
REFRÃO (Anacruse/tupletino* - binário)
É bom ser bom,
Fazer o bem,
Não importa o tom,
(*)Sê feliz também.
(Anacruse - quaternário)
Acaba a dor, também o mal,
A vida passa em vanidade,
Porém o amor, este é eternal.
O QUE É MELODÍSIA?
É um modo novo e gostoso modo de fazer poesia. Seu nome, MELODÍSIA, vem de (MELODIa – PoeSIA). É uma variação do ANACRUSE TUPLETINO ESMERALDINUS criado em 31/07/11 .
São quatro tercetos hendecassilabos, com um quarteto refrão incrustado entre eles o refrão, com versos de até metade das sílabas dos versos dos tercetos. Neste cado são 4 sílabas em anacruse, ou seja, com sílabas antes da primeira sílaba tônica não contadas.
O Refrão deve conter uma ideia ou mensagem que queira transmitir em sua Melodísia. O quarto e último quarteto deve fechar reforçando a mensagem do refrão, sendo de vital resposabilidade, pois deve fazer o fecho conclusivo e jamais deve deixar o tema em suspense, a menos que esta seja claramente a ideia do poeta.
A contagem das sílabas poéticas é a partir da primeira sílaba tônica poética, não sendo contadas as sílabas que a antecedem.
A repetição do refrão ao final é a gosto do poeta, sendo este dispensável sendo, pois, o último terceto coclusivo.
As poesias escritas neste estilo facilitarão bastante o trabalho de um melodista, caso se queira musicá-las.
Que todos tenham boa experiência e por uso deste envolvente e cativante estilo poético.
São quatro tercetos hendecassilabos, com um quarteto refrão incrustado entre eles o refrão, com versos de até metade das sílabas dos versos dos tercetos. Neste cado são 4 sílabas em anacruse, ou seja, com sílabas antes da primeira sílaba tônica não contadas.
O Refrão deve conter uma ideia ou mensagem que queira transmitir em sua Melodísia. O quarto e último quarteto deve fechar reforçando a mensagem do refrão, sendo de vital resposabilidade, pois deve fazer o fecho conclusivo e jamais deve deixar o tema em suspense, a menos que esta seja claramente a ideia do poeta.
A contagem das sílabas poéticas é a partir da primeira sílaba tônica poética, não sendo contadas as sílabas que a antecedem.
A repetição do refrão ao final é a gosto do poeta, sendo este dispensável sendo, pois, o último terceto coclusivo.
As poesias escritas neste estilo facilitarão bastante o trabalho de um melodista, caso se queira musicá-las.
Que todos tenham boa experiência e por uso deste envolvente e cativante estilo poético.
Glossário:
Anacruse = Que começa antes do tempo.
Tempo = Primeira sílaba forte;
Binário = que tem dois tempos;
Ternário = que tem três tempos;
Quaternário = que tem quatro tempos;
Tupletino = Contrai as sílabas antes da sílaba forte de cada tempo para adequar a contagem de sílabas sugerida em cada estrofe. Pode ser:
a. 2/1 = que tem dois tempos pronunciados como um;
b. 3/2 = que tem três tempos pronunciados como dois;
c. 4/3 ou 4/2 = que tem quatro sílabas pronunciadas como se fossem três ou duas.
Ritmo = o que determina a cadência na leitura e flutua em cada tempo determinado pelas silabas fortes do verso. Pode ser uniforme ou miscelâneo.
a. Uniforme = que mantém o mesmo ritmo até o final.
b. Miscelâneo = de ritmo variado por estrofes.
Tempo = Primeira sílaba forte;
Binário = que tem dois tempos;
Ternário = que tem três tempos;
Quaternário = que tem quatro tempos;
Tupletino = Contrai as sílabas antes da sílaba forte de cada tempo para adequar a contagem de sílabas sugerida em cada estrofe. Pode ser:
a. 2/1 = que tem dois tempos pronunciados como um;
b. 3/2 = que tem três tempos pronunciados como dois;
c. 4/3 ou 4/2 = que tem quatro sílabas pronunciadas como se fossem três ou duas.
Ritmo = o que determina a cadência na leitura e flutua em cada tempo determinado pelas silabas fortes do verso. Pode ser uniforme ou miscelâneo.
a. Uniforme = que mantém o mesmo ritmo até o final.
b. Miscelâneo = de ritmo variado por estrofes.