Vida em solução de continuidade CXXI
Vida em solução de continuidade —CXXI
05DEZEMBRO2012—QUARTA-FEIRA.
(continuação de 03de dezembro 2012).
Vida que segue
XVIII
“É manto, que fugindo à gente imiga, à terra veio dar que me criou; e, pois, convém que dela um pouco se diga. Quando seu pai na morte se abismou, e foi de Baco o reino escravizado, ela partiu e pelo mundo errou”. (Vv. 55—60. Canto XX. Inferno— A Divina Comédia—Dante Alighieri).
Após a rápida análise do cenho de Jaques, ela mesma, agora com certeza de que lá estava Anabela, se ajoelhou no piso, todavia, sua estrutura física não a permitia se arquear em ângulo tão fechado; posicionada em ângulo reto com uma mão apoiada no colchão, estendeu a outra para debaixo da cama. Sentindo os cabelos de Anabela em seus dedos, imediatamente fechou a mão nos fios com alívio, com força, com raiva, com determinação puxou. Anabela com a cabeça à mostra gritava:
— Não quero voltar pra casa! Vá embora! Não quero mais ser sua filha, tenho vergonha da senhora, cansei de ser maltratada!
Cleópatra detestava fazer de sua vida um palco de encenação, e sem dizer mais nada postou a filha em pé, e a empurrou para a saída do quarto. À saída da casa se despediu:
— Me desculpem o incômodo. Obrigada dona Armênia. Kátia, você é uma boa filha e uma boa amiga, mas não se iluda com as histórias dessa aqui não, viu?
— Kátia, pressurosa, estava preocupada com o bem-estar da amiga, sem dar atenção ao que Cleópatra falava se dirigiu à Anabela:
— Amiga, me desculpe, eu fiz o que pude.
Anabela chorava enraivecida por inconformada em voltar para casa. Via seus planos de grandeza e fim da vergonha que sentia da mãe, por razões que não se atrevia a dizer sequer para as amigas, irem por água abaixo, sem vislumbrar saída. Ela admirava a seriedade e discrição do pai, e repudiava os maneirismos, brejeirices, infidelidades da mãe ao marido.
— Cale essa boca, Anabela! o amiguinho do tal do Paulo está tá lá fora esperando a gente pra nos levar de volta pra casa, tá bom pra você, assim?
— Ao escutar tais palavras Anabela se calou de súbito, e olhou para a mãe estupefata. Não queria acreditar que o Paulo estivesse envolvido na descoberta de sua localização. Abaixou a cabeça se sentindo humilhada.
(Lere)
(continua amanhã,06dezembro2012—quinta-feira).