Sonidilho #073: DIA DA REFORMA PROTESTANTE
Dia 31 de Outubro - DIA DA REFORMA PROTESTANTE
Rimada: ABA CBC DE ED

Lutero, o Reformista
Protestante, não cedia,
À pressão inconformista.
 
O tilintar das moedas
Indulgência concedia,
Céu vendia, cego às quedas.
 
Martinho a todo instante
Defendia convictamente
 
Suas teses bravamente
A Reforma Protestante.

Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano.
 
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

Ler mais, acessar WIKIPÉDIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 02/11/2012
Código do texto: T3965003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.