Bragança PA (TAUTOCRÓSTICO)

Bragança PA (TAUTOCRÓSTICO)

Boa Bragança belas bandas, bibliotecas,

Restaurando, reescrevendo realidades

Antes alcançados apogeu atravessam

Ganhando gostosa garantia geralmente

Abrindo Ajuruteua anunciada antes as

Notórias noticias naturais num novo

Circuitos culturais, casarões coloniais

Assim atraindo ambientalistas amigos...

Poeta Francis Perot

Bragança é uma terra que tem muito a oferecer ao turista, pelas tradições que atravessam os séculos. A Igreja de São Benedito é a guardiã de uma das tradições mais importantes da cultura religiosa do Pará a festa de São Benedito, padroeiro dos bragantinos, Histórias que os casarões coloniais, à beira do Rio Caeté, testemunham. A cultura popular resiste levando à cena, há mais 200 anos, intrigante folguedos da Dança da Marujada, uma manifestações surgida em homenagem a São Benedito que exprime toda a riqueza cultural da população humilde e que a cada ano atrai mais pessoas de outras regiões. Além da tradição, Bragança oferece ao visitante as delicias da praia de Ajuruteua. Um recanto, quase um paraíso, a 35 Km do centro da cidade. Com a abertura da estrada que liga o balneário à sede, Ajuruteua passou a fazer parte dos roteiros turísticos do Estado. Os encantos e as belezas dos campos naturais bragantinos, dos igarapés e manguezais da região litorânea do Pará, que se revelam já no caminho que liga Bragança a Praia de Ajuruteua.