PATATIVA DO ASSARÉ-CE, é ao meu ver, o maior poeta
 contemporâneo que eu já conheci. Ele era amigo pessoal do Poeta JOACA ROLIM, meu avô materno.
Desde criança que o conheci e aprendi a respeitá-lo. Um mestre no improviso, até quando nos deixou a colher saudade, tinha uma memória invejável. Cada verso que improvisara, jamais esquecera de um, sequer.

 
Sua poesia, A TRISTE PARTIDA, com melódia do próprio Patativa certamente é a mais conhecida. Era sempre a mais pedida em toda e qualquer cantoria. Todo cantador que se presa tem por obrigação trazê-la bem decorada, na ponta da língua. O também saudoso LUIZ GONZAGA gravou nos anos 60, este lamento, incrementando o back vocal: "Meu Deus! Meu Deus! Particularmente eu achei, a princípio, de muito mau gosto, pois sentia que agredia aquele Patrimônio Nordestino, mas de tanto ouvir, findei me acostumando, embora não tenha mudado de opinião até hoje.

Outra poesia que muito gostava é ENGENHO DE FERRO. O Fagner também cantou algumas de suas obras primas, dentre tantas, MEU BOI FUBÁ.
Solidarizo-me com todos os poetas, grandes e pequenos como eu. A todos, brado jubiloso;
Feliz dia do Poeta!

Sonidilho #040:

QUASE QUE PERDI MEU DIA!

Rimada: ABA CBC DE ED

Mas que poeta desligado
Que nem do seu dia sabe!
De atenção está vazado.


Centrado em homenagear,
Ser gentil, isto lhe cabe,
Seu ego a massagear.


Mas confesso, não sabia,
Da homenagem tão cordata...


Por não saber dessa data,
Quase que perdi meu dia!
 
Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 20/10/2012
Reeditado em 23/10/2012
Código do texto: T3943329
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.