Conto Nublar #038: CONTO INSÓLITO DA VIDA REAL

Enquanto isso, naquele posto de saúde, CENTRO DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DO DIABETES do SUS, próximo à sua casa...

- “Bom dia, doutora! Vim apanhar as seringas de aplicação de insulina!".

- Certo! Aqui estão. Por favor, assine aqui!", diz a enfermeira do centro de controle, enquanto entregava-lhe um pacote com apenas dez unidades de seringas.

- “Mas é só isso, doutora”! Aqui só tem dez. E eu tomo quatro aplicações diárias. Deveriam ser então cento e vinte seringas por mês”.

- “Pois é! Só posso fornecer dez. Pode utilizar até quatro vezes cada seringa. São determinações superiores. Se a senhora quiser usar mais que isso deve comprar do seu próprio bolso.”, retruca a enfermeira.

- “Mas doutora! Isso é material descartável e deve ser dispensado na lixeira logo após o uso.” insiste mais uma vez a paciente.

- “Mas no manual do diabético orienta que cada seringa pode ser reutilizada até quatro vezes no mesmo paciente.”, insiste já perdendo a paciência a enfermeira.

-”Discordo!” replica aquela senhora. “E se eu me contaminar com essa reutilização de seringa? Quem vai se responsabilizar? A senhora me dá essa orientação por escrito?”, pergunta a paciente.

- “Por escrito não. Jamais! Quanto à responsabilidade é de quem aplica e não nossa.”

- “Assim é muito fácil! Deixa a corda arrebentar logo na parte mais fraca... Só mais uma perguntinha: A senhora aplicaria esse procedimento em um de seus filhos?”

-”De modo algum!”, responde enfática a profissional de saúde.

Isso é uma vergonha! Vemos publicamente aqui a imediata aplicação do reprovável provérbio popular antigo: “DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS”.

=========================

Atenção! Isto não é uma ficção,

mas é um fato real que aconteceu

com minha esposa.

=========================

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 02/12/2011
Reeditado em 10/04/2013
Código do texto: T3368527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.