Conto nublar #085: ESCREVENDO NAS NUVENS
Conto nublar #085: ESCREVENDO NAS NUVENS
Escrevendo nas nuvens? Como pode ser?
Quando era garoto, costumava ver o seriado do Batman na TV, ainda em preto e branco.
Sempre que alguma coisa não ia bem e precisavam da ajuda daquele super-herói, enviavam um sinal através de um canhão de luz que imprimia a conhecida marca do homem morcego nas nuvens de Gotham City. Era a deixa para o empresário Bruce Wayne se transformar e sair voando da bat-caverna, no seu possante bat-móvel.
O tempo passou, os quadrinhos viraram filmes e intermináveis seriados. Outros super-heróis surgiram e vivemos hoje na era cibernética onde o uso da computação digital é um imperativo e já domina até as classes menos favorecidas. Tudo ao nosso redor, de alguma forma, tem algum toque ou depende da tecnologia digital. É quase impossível encontrar algum utensílio doméstico que não faça parte dessa nova tendência que nem é tão nova assim.
Agora me deparo com mais uma novidade que não é ao todo novidade alguma. A nova tendência do mundo digital. Computadores interligados em nuvens. Mas por que em nuvens?
Segundo a Wikipedia.pt, “o conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a "grande nuvem" de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor)”.
Agora, a partir do próximo ano, com o lançamento do sistema operacional voltado ao novo conceito de computação, os internautas não ficarão apenas com a cabeça, mas vão escrever, jogar e armazenar tudo nas nuvens.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_nas_nuvens