Simplismo Sapiente #089: ESTRABISMO CRÍTICO
Há pessoas que sofrem de estrabismo crítico. A gente escreve algo com bastante esmero, clareza, tem o cuidado em não deixar dúvida alguma. No entanto, teimam sempre fazer uma leitura daquilo que não escrevemos de fato. Procuram colocar palavras em nossas bocas (ou dedos). Tudo isso seria contornado se apenas nos detivéssemos só e somente ao que está escrito.
A Bíblia nos dá um sábio conselho - “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro” (1 Coríntios 4:6 ).
*******************
(*) Estrabismo
Significado de Estrabismo
s.m. Defeito de paralelismo dos eixos ópticos dos olhos, que faz com que os raios visuais de ambos os órgãos não possam dirigir-se simultaneamente para o mesmo ponto: estrabismo convergente, divergente.
Crítica
Significado de Crítica
crítica sf (de crítico)
1 Apreciação minuciosa.
2 Apreciação desfavorável.
3 Censura, maledicência.
4 Discussão para elucidar fatos e textos.
5 Exame do valor dos documentos.
6 Arte ou faculdade de julgar o mérito das obras científicas, literárias e artísticas.
7 Juízo fundamentado acerca de obra científica, literária ou artística.
8 Filos Parte da Filosofia que estuda os critérios.
9 Conjunto dos críticos; sua opinião.
C. pessoal: a em que se trata mais do autor que da obra.
*****************************
A todos os colegas escritores / poetas,
Estejam à vontade para ler e comentar.
Seus comentários sempre edificam.