Iniciamos uma série de entrevistas com ouvintes da música brasileira, e temos a honra de entrevistar: Camila da Silva Benedito Pereira, mais conhecida e chamada por "Camis", é uma mãe de 2 meninos, sendo um deles, estudante da E.M. São Francisco de Assis, e realizador dessa entrevista, casada com Leandro Soares de Oliveira. Mãe exemplar, dona de casa e trabalha na empresa Electrolux. Camila sempre gostou e admirou o MPB (Música Popular Brasileira), inclusive seus artistas do MPB favoritos são: Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Elis Regina, Maria Rita, entre outros.
VITOR: Olá Camila! É um prazer recebê-la aqui! Hoje irei fazer 10 perguntas sobre a música "O Meu Guri", de Chico Buarque. Responda todas! Está preparada?
CAMILA: Sim, estou preparada!
VITOR: O que você sente quando escuta a música " O Meu Guri"?
CAMILA: O sentimento é de emoção e tristeza ao mesmo tempo, porque ela relata a realidade da nação, pessoas que são destinadas a sofrer e são excluídas!
VITOR: Qual é a mensagem que Chico Buarque quis transmitir aos ouvintes, a partir da música "O Meu Guri"?
CAMILA: Eu entendo que Chico quis fazer uma crítica à sociedade excludente, as desigualdades sociais e violência.
VITOR: Qual o trecho da música que você mais gosta?
CAMILA: No trecho: "Olha aí, olha aí, aí é o meu guri, olha aí. Olha aí, é o meu guri. E ele chega(...)"
VITOR: Você acha a letra da música complexa?
CAMILA: Eu não acho complexa! Eu acho que Chico conseguiu expressar muito bem os seus sentimentos na letra e o cotidiano da maioria das pessoas da sociedade.
VITOR: Na sua opinião, os acontecimentos relatados na música ainda acontecem na sociedade atual?
CAMILA: Sim, com certeza. Mesmo nos tempos atuais, nos deparamos com desigualdade social, falta de educação para todos, políticas sociais ineficientes. Com isso, cada vez mais famílias sem condições e mães gestando "guris".
VITOR: Na sua opinião, qual é a classe social que Chico relatou na música?
CAMILA: Classe social dos pobres - pessoas menos favorecidas como quem mora na comunidade.
VITOR:Você acha que Chico conseguiu transmitir a mensagem da música às pessoas?
CAMILA: Sim, as pessoas que gostam de Chico, com certeza, conseguirão entender o que o artista queria expressar em sua canção.
VITOR: Você acha que Chico presenciou algum acontecimento da música para poder criá-la?
CAMILA:Sim, eu já vi entrevistas onde Chico dizia que já foi muito humilde antes de ser adotado, em todas as suas composições há, com certeza, um sentimento de vivência.
VITOR: Na sua opinião, o progresso do filho na vida, contribuiu para a ajuda dos pais?
CAMILA: Sim, a gente vê que o "guri" dá uma reviravolta na vida, mostrando que, mesmo nascendo na favela com pais pobres e sem esperanças, ele teve chance de ter um futuro melhor para si e para os pais. Infelizmente essa não é a realidade da maioria...
VITOR: Você recomenda essa música para quem você conhece?
CAMILA: Sim, com certeza! Recomendo todas as músicas de Chico, principalmente essa!
VITOR: E... pronto! Acabamos sua entrevista por aqui. Muito obrigado pelo tempo que teve. Assim, com certeza, sua ajuda contribuirá no futuro!
CAMILA: Imagina, disponha. Foi um prazer contribuir com esse trabalho genial!
___________________________________________________________________________
Entrevista elaborada por Vitor Soares Silva Oliveira, turma: 7ºC, concedida por Camila da Silva Benedito Pereira, inspirada na música: O Meu Guri, cantor Chico Buarque de Holanda, no projeto: A Canção Brasileira no Contexto Escolar - melodia e letra como elementos da escuta ativa e escrita criativa. Entrevista orientada pela Professora: Renata Emily Fonseca Rodrigues. E.M São Francisco de Assis. Praia Grande - SP.