"Entrevista com a artista e poeta Vanice Zimerman - Blog BONDE"
"Nossa entrevistada é Vanice Zimerman. Nascida em Curitiba - PR. Formada em Letras Português/Inglês, Escritora e Artista Plástica. Com Poemas e textos em 120 livros - Coletâneas: “Conexão”- Feira do Poeta - 2015 a 2023; Livros de Haicais: (Croácia 2015 a 2024: 23. Samoborski (Darko Plazanin - Samobor Haiku), Kabocha, 2016 (Menção Honrosa); A Lâmpada e as Estrela; Poemas & Imagens - Instituto Memória; Livro de Poesia - Membro da IWA, AVIPAF, APB, CBL e do Grupo O Zen do Haicai. Concursos: Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori -2024. 5º lugar; Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati -2º lugar na Categoria Adulto, âmbito Estadual-2023. Menções Honrosas, de Haicais, no Brasil e Croácia: Afrodita, Anthology-Haiku, Ludbreg-2023. Membro da Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia (AVIPAF).
*
. Uma das perguntas com a resposta:
- Que conselho daria aos novos haicaístas?
Aos novos haicaísta, minha sugestão é que estudem a origem do haicai, lendo textos sobre a história do haicai (Matsuo Bashô), e ainda, de escritores brasileiros. Também indico a leitura do Kigo (termos das Estações do Ano, relacionados a flora, fauna, clima, geografia, festas populares...). A cada dia a aprendizagem, a leitura e escrita, combinados com revisões, desse especial poema japonês desenvolve um olhar mais atento sobre a natureza, sobre as pessoas; e as transformações, que acontecem a cada pôr do sol, amanhecer, sol, chuva, o canto dos pássaros e também do silenciar de uma folha recém-caída na calçada. E assim é estabelecido um vínculo entre as cenas e imagens simples do dia a dia com a escrita do haicai. A convivência com os Kigos, incentiva um olhar mais atenta também sobre as festas populares do nosso país.
No haicai abaixo, Kigo de verão: joaninha.
duas joaninhas
no grampo de roupas -
fugaz imagem...
Vanice Zimerman "
*
. Sinto o haicai como se fosse uma aquarela, pincelada em três versos: é colher uma rosa com o olhar, sem tocá-la.
Link com a Entrevista completa:
*
. Agradeço à Escritora Isabel Furini, o convite e publicação!
. Agradecemos as leituras.