Entrevista com o escritor carioca Brunno Vianna
*Nome: Brunno Vianna.
*Natural de. Rio de Janeiro/RJ.
*Representa a cidade:. Rio de Janeiro/RJ.
*Atividades: Historiador, escritor de versos, prosas e dramaturgias.
*Blog ou site: Atualmente Instagram @brunnoviannarj
-Vejamos uma entrevista feita por Rodrigo Poeta com Brunno Vianna:
1-Como você começou a gostar de poesia?
*Brunno Vianna: Sempre gostei de ler, mas no curso de História tive uma disciplina chamada Práticas Pedagógicas e em uma das aulas tive que escrever um poema sobre inclusão. A professora, assim como os demais alunos, gostaram e incentivaram a escrever mais. Então, me aproximei mais dos livros de poemas.
2-Quem incentivou você?
*Brunno Vianna: Tive muito incentivo dos familiariaes, professores e amigos. Destaco aqui os amigos que escrevem.
3-Que tipo de poesia você mais gosta e prefere fazer?
*Brunno Vianna: Poesia livre.
4-Qual o seu estilo de fazer poesia, ou seja, qual o modo em que você faz a poesia?
*Brunno Vianna: Não costumo contar as sílabas, versos, estrofes, caracteres... Por outro lado, de vez em quando me desafio e faço um soneto, por exemplo.
5-O que representa ser poeta para você?
*Brunno Vianna: Não sei responder de forma concreta. O poeta põe em palavras o que não se explica. Ser poeta é carregar incertezas e refletir sobre isso.
6 - O que representa a poesia para você?
*Brunno Vianna: A poesia é uma forma de ver a vida, de deixar as coisas mais leves. Pode ser um questionamento, uma constatação, um grito, um repouso, uma meditação. Estar no mundo, perceber o mundo.
7-Quais os grandes ícones da poesia brasileira e mundial, que agrada mais você?
*Brunno Vianna: Da poesia cito Mário Quintana, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis.
8-Você já participou de recitais de poesia? Se participou cite alguns de grande importância?
*Brunno Vianna: Participo constantemente. São importantes para que possamos conhecer o trabalho de outras pessoas e para que outras pessoas conheçam o nosso trabalho. Os recitais são pontes.
9-Qual a sua visão sobre a cultura principalmente no campo da literatura?
*Brunno Vianna: Acho que precisamos de mais projetos que busquem popularizar e incentivar a leitura e a escrita e precisamos também valorizar as pessoas que trabalham isso, facilitar o acesso...
10-Você já publicou algum livro? Se já, cite o nome dele e o ano em que foi publicado?
*Brunno Vianna: Em 2024 publiquei Paisagens, pela Editora Conejo. É um livro de poemas curtos e livres. Antes dele publiquei Caminhos de Papel, em 2022, que reunia então os meus textos que mais se destacaram em concursos. Tenho uma coletânea de prosas intitulada Cartas para a Cidade, de 2020 "Poesia", que foi o primeiro livro. "Poesia" foi publicado em 2013 e ganhou um segundo volume em 2015.
11-Você já fez algum projeto ou participou de algum em referência a poesia?
*Brunno Vianna: Sempre que posso participo de projetos que envolvem poesia.
12-Qual a poesia sua em que você mais possui afeição?
*Brunno Vianna: Como busco estar sempre escrevendo e ler o que escrevo às vezes minhas preferências mudam. É bem difícil escolher. Tem "Identidade", que foi o meu primeiro poema, mas se for para citar um hoje eu cito o poema "Fome de Mim", que tem sido muito pedida nos eventos que participo e porque nela consegui trabalhar algumas das minhas referencias na literatura.