A Era dos Charlatões Ocultistas ainda existe!

Cerca de cento e cinquenta anos antes da “festa móvel” de Hemingway – em linhas gerais, nos cem anos compreendidos entre 1740 e 1840 – a Cidade Luz foi o paraíso dos charlatões e dos embusteiros audazes. Por lá passaram imortais, alquimistas, curandeiros – e muitos deles viveram muito bem, jantando nos salões da aristocracia, drenando a fortuna de nobres preocupados com o segredo da vida eterna e servindo de confidentes para altos funcionários do Estado, ou mesmo para o rei (enquanto havia rei: o Século dos Embusteiros abraça a Revolução Francesa).

A era foi inaugurada, em grande estilo, pelo Conde de Saint-Germain (c. 1690-1784). Essa figura misteriosa surge primeiro na Inglaterra, como músico e compositor. Horace Walpole (1717-1797), político e escritor inglês mais conhecido por ter lançado a moda do terror gótico com seu romance “O Castelo de Otranto”, menciona, em uma de suas cartas de 1745...

“Um homem estranho, que usa o nome de Conde de St. Germain. Ele tem estado por aqui nos últimos dois anos, e não diz quem é, ou de onde vem, mas afirma que não usa seu verdadeiro nome. Canta, toca o violino maravilhosamente, compõe, é louco e não muito sensato. Dizem que é italiano, espanhol, polonês; alguém que se casou com uma grande fortuna no México e fugiu para Constantinopla com as joias da esposa...”

Walpole acrescenta que esse “homem estranho”, preso por suspeita de espionagem, já havia sido solto, mas não tinha deixado Londres, “o que me convence de que não se trata de um cavalheiro”.

O que narro aqui,é documento veraz,mas,parte desse registro,quando a chamada "Era dos Charlatães" estava em auge,no entanto,é apenas a "ponta do Iceberg", de tudo que há nesse livro,de nome "Paris é uma Festa"!

Essa "Era dos charlatães", ainda perdura, entre inúmeros grupos online, de redes sociais, quais se dizem grandes "Alquimistas", e, inclusive, apregoam que a quase desconhecida "Pedra" Filosofal, que é o mesmo Elixir da Longa Vida, teria dom de Imortalizar seu portador, (é um elemento natural e físico), e os mesmos que juram que tal item, tornaria seu portador rico, e tendo poderes paranormais de operações de milagres, ou, fenômenos mirabolantes!

A nota,

O charlatanismo da "Era dos Charlatões" perdura até hoje...

Em pleno Século XXI....