Alecsandro Rodrigues de Albuquerque - Informações significativas e terapêuticas

Nome: Alecsandro Rodrigues de Albuquerque

Breve biografia: Atua como renomado terapeuta e professor multidimensional especialista em Leitura de Registros Akáshicos, Limpezas Multidimensionais e é criador do método VAM (Viajante Akáshico Multidimensional). O curso que já transformou milhares de vidas ao redor do mundo com alunos em mais de 12 países.

Confira a entrevista com Alecsandro Rodrigues de Albuquerque

> Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Em uma frase: Se dar bem sem brigas.

Cultura de paz está totalmente vinculado com a palavra: Respeito. É quando toda a sociedade é movida por um conjunto de valores, princípios, comportamentos e práticas que promovem a resolução das diferenças, através do diálogo ou simplesmente respeitando as escolhas do outro. Tecnicamente em uma sociedade de seres humanos isso já era para estar acontecendo e me assusta isso não ser algo tão comum.

> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

A cultura de paz é difundida através de cada ser humano, podemos fazer isso praticando o respeito e dando o exemplo, seja na padaria, escola, trabalho; onde quer que estejamos podemos ser um agente de transformação e divulgadores da cultura de paz.

Ações como voluntariado, ações sociais e divulgação por meio de desafios em redes sociais também servem para disseminar essa prática.

1. Programas de Educação Emocional e Social: Introduzir currículos escolares que promovam o desenvolvimento emocional e habilidades sociais, ensinando alunos a lidar com suas emoções e a compreender as dos outros.

Exemplo: Implementar aulas que abordem temas como inteligência emocional, mediação de conflitos e ética.

2. Práticas de Mindfulness e Meditação: Integrar técnicas de mindfulness em ambientes educacionais e corporativos para cultivar a consciência plena e reduzir o estresse, contribuindo para uma mentalidade mais pacífica.

Exemplo: Oferecer sessões regulares de meditação em escolas, empresas ou comunidades.

3. Filosofia para Crianças: Introduzir a filosofia como parte do currículo, estimulando o pensamento crítico e ético desde cedo, promovendo valores fundamentais para a cultura de paz.

Exemplo: Incluir debates filosóficos em que crianças discutam questões éticas relevantes.

Ao abordar a transformação mental, intelectual e filosófica de forma holística, essas estratégias ajudam a construir uma base sólida para a difusão da cultura de paz, envolvendo a comunidade em diferentes níveis de conscientização e desenvolvimento pessoal.

> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

A cultura de paz na sociedade brasileira é um tecido complexo, entrelaçando elementos históricos, sociais e culturais. Nossa diversidade é um ponto crucial, indicando que valorizar as diferenças é essencial para construir um ambiente pacífico. No entanto, enfrentamos desafios persistentes, incluindo períodos de conflito, desigualdade e injustiça.

Movimentos como a luta contra a escravidão e as diversas iniciativas sociais ao longo do tempo moldaram uma consciência coletiva sobre a importância da paz, igualdade e justiça social. Ainda assim, as disparidades sociais e econômicas permanecem como obstáculos a serem superados para alcançarmos uma cultura de paz plena

Desafios contemporâneos, como a violência urbana e os debates sobre direitos humanos, destacam a necessidade contínua de cultivar uma mentalidade pacífica. A resolução não violenta de conflitos e o respeito pelos direitos individuais tornam-se imperativos em um contexto em constante evolução.

Resumidamente, a cultura de paz na sociedade brasileira é um processo dinâmico, moldado pela diversidade, lutas históricas e desafios atuais. A construção contínua dessa cultura exige esforços coletivos para superar desigualdades e promover valores fundamentais de paz, justiça e respeito mútuo.

Acredito no brasileiro e sei que mesmo a passos curtos com a união de toda a sociedade iremos alcançar o objetivo da Paz, para que possa sair de um conceito e se tornar uma prática.

> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?

A cultura e a educação têm um impacto grande na nossa liberdade, mas isso é meio complicado. Às vezes, elas podem abrir portas, dando oportunidades para a gente crescer e ver o mundo de novas formas. Uma educação que incentiva a pensar e questionar pode ser como uma chave para a liberdade.

Por outro lado, em certos casos, a cultura e a educação podem ser como uma prisão. Normas sociais restritivas e ideias preconcebidas podem limitar nosso jeito de ver as coisas. Se a educação reforça preconceitos ou te empurra para um único jeito de pensar, a liberdade fica comprometida.

Então, é meio um equilíbrio. Depende do tipo de cultura e educação que recebemos. Uma educação que nos dá espaço para sermos nós mesmos e uma cultura que valoriza a diversidade podem nos libertar. Mas se for o contrário, a gente pode acabar meio preso em ideias e normas que limitam nossa liberdade.

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

O espaço digital se destaca como uma ferramenta incrível para fomentar o despertar da humanidade. A tecnologia, quando empregada de maneira consciente, representa uma fonte valiosa para discernir conhecimento e promover a cura. Enquanto alguns optam por explorar o digital para fins negativos, minha abordagem se concentra na busca por informações significativas e terapêuticas.

Além disso, reconheço o espaço digital como um meio eficaz para promover práticas de cura, abrangendo aspectos físicos, mentais e espirituais. Participar de comunidades online focadas em bem-estar proporciona um ambiente enriquecedor para trocar experiências e obter apoio mútuo.

Em última análise, vejo a tecnologia como uma ferramenta neutra, e minha escolha é direcioná-la para promover o despertar e a evolução pessoal, contribuindo positivamente para a jornada coletiva da humanidade.

> Qual mensagem você deixa para a humanidade?

A verdadeira liberdade não está naquilo que você acumula, mas nas vidas que você consegue tocar.

Estamos indo para uma nova era e para isso é necessário um novo comportamento, novos hábitos, faça uma análise daquilo que você deve mudar e inicie o seu processo de transformação.