Dalton: 63 - Nietzsche para professores
- Dalton..., o que Nietzsche tem a ensinar aos professores?
- Quase tudo. Inclusive sobre como se dá uma aula.
- Como assim?!
- Imagine uma aula. E que essa aula fosse vivida de tal modo que tanto o professor quanto os alunos desejassem que aquele momento ensinado se repetisse na eternidade. Todos querem mais e mais e lamentam que a aula tenha chegado ao fim.
- Sim, eu já tive algumas experiências dessas tanto no ensino médio, quanto na universidade. Eram professores que provocavam estas sensações na maioria da turma. Tínhamos esta experiência de que a aula não deveria acabar. O tempo deixava de existir naqueles instantes.
- Isso mesmo! Aulas vivenciadas de tal modo que alunos e professor queiram que elas aconteçam de novo e tantas outras vezes infinitamente.
- Qual conceito da filosofia de Nietzsche que poderia ensinar esta experiência de aula aos professores?
- O conceito do "eterno retorno". Ele serve como parâmetro pedagógico à quem ensina. Ele impõe uma constante pergunta aos professores?
- Qual é a pergunta?
- Se as aulas que os professores vivenciam, em sua escola, com os seus alunos, eles gostariam que se repetissem eternamente em sua vida profissional. Que o que fazem, nas salas de aulas, pudessem se repetir infinitamente no eterno retorno da vida profissional que vivenciam agora. Gostariam de viver tudo isso novamente e pela eternidade?
- Entendi.