Timidez ou falta de conteúdo

No âmbito escolar, tem sido cada vez mais difícil de se encontrar jovens com coragem de se expressar de forma individual, oque mais se nota, são alunos pouco ou nada interessados em aprender o conteúdo, e alguns com um certo gral de desdém pelos professores.

Para alguns alunos é mais fácil se distrair com oque o colega do lado diz, com o celular, se tornar popular, sair e entrar na sala como se estivesse em casa, fazer as atividades durante a correção , tentam ser reconhecidos de alguma forma, no entanto lhes falta conteúdo.

Mas Victor, que tipo de conteúdo?

Conhecimento de mundo, parecem nunca ter ouvido falar em oratória, se algum dia da vida deles deixassem as redes sociais e os jogos de lado e aprendessem como se portar durante a apresentação de um trabalho diante da turma, talvez não se sentiriam tão nervosos diante da turma no momento de apresentar os trabalhos exigidos pelos professores.

Mas chamamos isso de timidez Victor!

Ok. Creio que você já tenha presenciado uma pessoa tímida durante uma apresentação de um trabalho semestral; como foi a sua experiência de olhar um jovem de aproximadamente 16 anos se tremer de nervoso ou medo?

Foi bem desconfortável, mas Victor oque isso tem haver com o nosso assunto?

Antes que eu te responda me descreva como ele ficou.

Após cinco minutos de apresentação não sabia mais oque falar, então eu perguntei se ele já havia acabado o trabalho e ele disse gaguejando que sim.

Posso eu te afirmar com a mais pura certeza, que embora esse jovem fosse tímido, ele não tinha o conteúdo suficiente.

Mas Victor, como pode afirmar esse pensamento com tanta certeza?

Veja bem; ele permaneceu a falar por cinco minutos, independente do seu nervosismo, porém quando o conteúdo se findou, deu origem a pensamentos exteriores ocasionando em uma vergonha extrema por não saber oque dizer.

Se esse aluno houvesse estudado, ou se dedicado mais a esse trabalho, ele poderia passa vários minutos a falar, pois ele dominaria o tema abordado.

Portanto, conclui-se que mesmo o aluno mais tímido tende a se destacar quando não lhe falta o conteúdo, pois a timidez o impede de se socializar, porem não o impede de aprender e passar a diante o conhecimento obtido.

Tudo bem Victor, compreendi o seu argumento, mas diante do exposto, oque podemos fazer, para quê esses jovens se tornem mais abertos ao conhecimento?

Sabe-se que o maior tesouro que eles possuem, são os celulares não é mesmo?

Correto!

Pois bem, dentro dessa perspectiva deve-se utilizar tal poder a favor do conhecimento, uma infinidade de conteúdos podem ser apresentados e para que eles conheçam esses conteúdos importantes, alguém precisa apresenta-los aos jovens, pois como diz Lewis carroll : para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Então apresentar palestras, cursos, questionar sobre oque eles gostam de pesquisar em seus celulares, é uma ótima forma de conhece-los e mostrar par eles como se sentirem úteis e como dominar uma área pode se tornar algo bem proveitoso e atrativo, e além de se aprofundarem em um assunto, os professores podem pedir trabalhos, com temas relacionados a que os alunos tem bastante conhecimento .