Dalton: 57 - Dogmatismo
- Dalton..., o que é o dogmatismo?
- São correntes filosóficas que enunciam uma determinada verdade absoluta que, portanto, não pode ser questionada ou relativizada.
- Uma forma religiosa de pensar?
- Sim e não.
- Como assim?!
- Os enunciados religiosos são argumentos de fé que são inerentes a cada religião. Acreditar numa certa religião exige que você se submeta às suas verdades absolutas para que possa participar ou pertencer à ela. Algumas filosofias exigem uma submissão, dos seus adeptos, as verdades absolutas enunciadas por elas também. Daí alguma semelhança delas com a religião.
- E qual é a diferença destas correntes filosóficas em relação as religiões então?
- O argumento de fé é o que caracteriza a verdade absoluta de qualquer religião. No entanto, as correntes filosóficas de verdades absolutas se apoiam em argumentos racionais, sistemas lógicos, para submeterem seus seguidores. Daí suas diferenças de exercerem o dogmatismo.
- Então o dogmatismo, seja ele um argumento de fé ou racional, não admite contestação às suas verdades absolutas?
- Isso mesmo.
- Não é autoritário essa forma de pensamento.
- Na filosofia certamente.
- E nas religiões?
- Já nasceram autoritárias.
- Entendi.