Dalton: 56 - O mito do EU

- Dalton..., existem mitos no mundo atual?

- Os mitos são atemporais e movem o mundo.

- O que seria um mito na nossa sociedade atual?

- A crença de que exista um "EU" em cada um de nós.

- O "meu eu" não existe?!

- Nem o seu, nem o meu e nem o de ninguém. Isso é um mito da modernidade que foi romantizado em nossa cultura.

- Como assim?! Eu não tenho liberdade de escolhas, entre poder fazer uma coisa ou outra, de decidir o que fazer da minha vida, ou mesmo pensar de forma espontânea e autêntica?!

- Valores culturais, redes neurais e ações bioquímicas impedem ou limitam as nossas liberdades de escolhas ou mesmo qualquer autenticidade espontânea em nós.

- Eu não acredito nesta explicação Dalton?

- É justamente sobre isso que estamos conversando. O "EU" é uma crença moderna, um mito bem sucedido no mundo atual e, por isso, não necessita de explicação. Só precisamos acreditar que o "EU" exista.

- Uma espécie de divindade?

- Sim. O "EU" é a divindade mais narcisista que a espécie humana já inventou.

- Entendi.

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 28/05/2023
Reeditado em 29/05/2023
Código do texto: T7799357
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.