Shirlei Pinheiro - Uma apaixonada por crônicas

Nome: Shirlei Pinheiro

Breve biografia: Começou sua vida literária em 2016 escrevendo crônicas. Produtora cultural e artista plástica.

> Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Cultura de paz para mim é respeitar a vida, rejeitar a violência, preservar o planeta, olhar para o outro com empatia, preservar bons valores e por aí vai.

> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Acho que de forma coletiva muitas instituições nacionais e internacionais fazem um trabalho de difusão da cultura de paz, mas podemos também de forma individual fazer nossa parte, mostrando com nossas atitudes que a paz pode fazer parte das nossas vidas. As redes sociais, por exemplo, são uma ferramenta que atinge milhares de pessoas, a internet como um todo é um campo muito vasto de difusão de diversos assuntos, e não seria diferente com este. Conscientizar as pessoas para a importância das mudanças interiores que precisamos ter.

> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

No século XX em que tivemos tantos períodos de guerras e conflitos e a humanidade sofreu tanto para se reerguer, a cultura de paz vem tomando um espaço muito importante de mudança de mentalidade. O que queremos deixar para filhos e netos? Acho que a sociedade tem se preocupado mais com esse tema, para tentar evitar que as atrocidades do passado não se repitam.

> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?

A cultura e a educação sempre irão libertar as pessoas e suas comunidades, uma mente que se expande nunca volta ao seu tamanho original, o aprendizado é uma marca que levamos para a vida e sempre podemos dividir nosso conhecimento e cultura para transformar a realidade das pessoas.

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

A internet é uma ferramenta poderosa para compartilhar diversos assuntos, infelizmente nos tempos atuais futilidades têm tomado conta desse espaço. Acredito que em algum momento isso possa mudar e possamos enxergar de fato o que é importante para as futuras gerações. E esse espaço digital é de suma importância, pois em um curto espaço de tempo podemos chegar a milhões com informação.

> Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Que possamos sair um pouco da nossa bolha, e ver o planeta como nosso verdadeiro lar, ou seja, que mundo estamos deixando para as futuras gerações? Informar-nos mais sobre o que tem acontecido com o meio ambiente. Enfim, coisas básicas que costumamos não dar importância, mas que em um momento a conta pode chegar.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 29/03/2023
Código do texto: T7751972
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.