Entrevista com o poeta moçambicano Pandex Rosário

 

 

 

Entrevista com o poeta Pandex Rosário, de Nampula (Nampula), Moçambique, África

 

01- A pergunta inicial, básica, clássica: Quando, como e por que começou a se interessar por literatura e poesia ? Qual o seu primeiro contato com a literatura?

- RESPOSTA: ...Bem lembro muito! em meados do ano 2010 através das escolas principalmente nos dias festivos como o 1 de junho dia da criança Moçambicana e o primeiro contacto pela literatura e poesia veio bem normal e sem esforço muito pelos curtos poemas que os professores obrigatoriamente davam toda criança (aluna/o) para declamar no dia festivo para os pais e encarregados de educação... 

 

 

02- Qual é a função da literatura e, mais especificamente, da poesia? Poesia e literatura servem para quê? O que se busca na poesia? Qual é O principal desejo de poeta/poetisa? É a eternidade?

- RESPOSTA: ... Penso que a literatura tal como a Poesia tem várias funções, como a de liberação das emoções e sentimentos, e pode servir para dar o saber e o conhecimento com várias buscas dependendo de quem a procura, pode ser a de manifestação ou a de despertar a vontade de tudo e o aprendizado. Quanto ao principal desejo de Poeta, eu acho depende de cada Poeta visto que cada um escreve até ao ponto que entende e é impossível saber tão fácil e essa deve ser uma questão individual, se for da eternidade melhor ainda.

 

03- Como tem sido a experiência de trabalhar/batalhar pela poesia e pelas letras num aplicativo de internet como o “Meu Poema”? As leitoras/Os leitores têm interesse por literatura de qualidade e, especificamente, por poesia?

 

- RESPOSTA: ... Em boas condições e motivacional. O público recebe de mãos abertas e prazerosamente.

 

04- Para você, o que é e o que não é literatura ou o que é e o que não é poesia? Poesia é algo para se levar a sério – pode transformar as pessoas e o mundo – ou é, para você, só uma “recreação do 'espírito'”?

 

 

- RESPOSTA: ...Para mim o que não é Literatura é o que ainda não foi escrito e o que não é Poesia não existe porque tudo existente é Poesia. Claro que a Literatura e respeitosamente a Poesia deve ser levada a sério porque ela é tudo, tanto para mim e para o mundo, o hoje e o amanhã.

 

 

05- Quanto ao processo de construção de seus poemas/textos, você rascunha esboços? Como se dá predominantemente o seu processo criativo? O escrever é natural, sob inspiração, aleatório e espontâneo ou sob a decisão de escrever algo sobre algum tema? Existem certos dias, ou ocasiões especiais, em que você trabalha/escreve melhor do que em outros? Ou a poesia é exclusivamente labor e transpiração? Drummond ( = inspiração ) ou João Cabral ( = labor )?

- RESPOSTA: ...Quanto ao processo de criação ou construção dos meus Poemas e textos, é mistura do que penso antes e depois, mas no acto, se escrevo um texto e termino ao mesmo tempo, então o que escrevi não pensei no momento único e depois é algo que exige revisão individual. E por esta razão a Poesia pode ser ou não labor porque e para a poesia ser poesia deve ser algo Natural, eu faço Naturalmente.

 

06- Em geral, você é mais otimista (“solar”, extrovertido) ou pessimista (intimista, introvertido, individualista) em relação à vida? Como você definiria sua poesia/escrita? Você é um poeta mais dionisíaco ou mais apolíneo?

- RESPOSTA: ... Claramente! eu sou mais otimista e muito extrovertido sem dúvida Alguma. A minha escrita definiria "O FUTURO DE UM HUMILDE OTIMISTA E EXTROVERTIDO". Sou mais o Dionisíaco.

 

07- Que poetas/autores você lê? Tem preferências por alguns locais, nacionais ou internacionais? Cite 10 autores indispensáveis em todos os tempos ou estilos de época para a compreensão, percepção e degustação do fenômeno literário no seu local, no Brasil e no mundo. Quais os autores que mais o influenciaram? Cite alguns poetas e/ou escritores pelos quais você tem admiração.

- RESPOSTA: ... Leio o Mia Couto, Fernando Pessoa, Pablo Nerudo, Luís de Camões, Victor Hugo, Floresbela Espanca, José Craveirinha, Castro Alves, Dalai Lama, Agostinho Neto e Vladimir Maiakovski, Eles tem preferências internacionais. Dos dez vai Luís de Camões, Fernando Pessoa, Pablo Nerudo, William Shakespeare, De Moraes Vinícius, Charles, João Cabral de Melo, Dalai Lama, Paul Valery e Otávio paz. Os poetas que mais influenciaram-me são: Mia Couto, Gabriel o Pensador, Pablo Nerudo, Luís de Camões, Paulina Chiziane e Dalai Lama. O Gabriel O Pensador, Paulina Chiziane e Mia Couto são os que mais eu tenho admiração ao momento.

 

08- Hoje em dia, com as facilidades do mundo moderno, cheio de mil e sempre mais uma opções (ou “opções”), ainda há espaço para a poesia, diante da variedade de coisas, muitas delas de qualidade duvidosa, oferecidas diariamente para as pessoas? Qual é o sentido de escrever poesia hoje, numa sociedade regida pela mídia e pelo mercado? Dá para acreditar em alguma coisa atualmente? Alguma utopia?

- RESPOSTA: ...Ainda há mais espaço, e o espaço que há é mais maior do que o espaço que foi usado antes, e o sentido de escrever poesia hoje é invejável e por ser numa sociedade regida pela mídia muita coisa facilitada, deu pra acreditar o que antes foi dito ou prometido que poderia ser  cumprida ou mesmo acreditar na mudança ou mesmo quando se diz de baixo pode ser de cima e de cima pode ser de baixo é melhor acreditar.

 

09- Existe algum poema, frase ou pensamento que sempre o acompanhou ou acompanha por toda a vida? Qual ou quais?

- RESPOSTA: ...Sim existe! A frase de Pablo Escobar que diz A PRISÃO NOS ESTADOS UNIDOS É PIOR QUE A MORTE.

 

10- Como tem sido o interesse por suas obras já publicadas, se já as tem? Os leitores têm procurado muito por elas? Quem são as pessoas que a(s) procuram? Vale a pena lutar pela cultura e literatura, especialmente a poesia ?

- RESPOSTA: ...O interesse é enorme de facto daquilo que fiz, os leitores são amantes é o meu público. Vale a pena mais lutar pela literatura e especialmente a poesia exato.

 

11- Qual(is) você considera que seja(m) o(s) seu(s) melhor(es) poema(s)? Cite um trecho dele(s).

- RESPOSTA: ... São dois: o IMAGINO-ME NO MEU VELÓRIO- com tanta gente conhecida a receber as rosas sem as velas, visitas sem as velas e velas acesas sobre mim.

e AMAR-TE-EI MULHER - Para sempre deixarei tudo a parte amar-te-ei até a morte.

 

12- O que você acha da utilização da internet e de outros meios ditos modernos para a divulgação de obras e autores? O livro físico (impresso) corre algum perigo de extinção?

- RESPOSTA: ...Eu acho que é melhor que houve a internet, e outros meios e acho também que o livro físico não Corre perigo não.

 

13- Você tem participação em concursos literários ? Como a poesia marca seu dia a dia e sua vida? E quais as dificuldades enfrentadas por um escritor poeta para publicar sua(s) obra(s)?

- RESPOSTA: ...De vez enquando participo; a maior dificuldade é a situação financeira e falta de acompanhamento...

 

14- Parece que as pessoas, comumente, não veem da melhor forma possível o “novo” nas artes em geral. Por que isso acontece? Qual a sua opinião sobre a inovação na poesia e nas artes? Há perigos na busca constante por inovação? Você acha que esta tendência se acentuou nos últimos anos?

- RESPOSTA: ...eu acho que a falta de melhor decisão e reflexão naquilo que tu quer fazer, faz com que você venha de um jeito mau. Não há perigo algum na busca por inovação, inovação sempre é melhoria.

 

15- Qual o tipo de público que mais aprecia as suas obras? Há interesse das novas gerações (de dezesseis, dezoito anos) pela literatura e cultura, especialmente pela poesia ?

- RESPOSTA: ...O púbico que aprecia as minhas obras é de 18 a 50 anos pela literatura.

 

16- Qual é o seu olhar sobre a arte (contemporânea)? Como você vê a situação atual da literatura no seu local? E no Brasil? E no mundo? Existe apoio de algum tipo ou mesmo incentivo para a produção cultural, literária e, especialmente, de poesia?

- RESPOSTA: ...No meu país não há nem o tal pouco incentivo ou pouco apoio na área da literatura, há quem morrerá sem vê-lo algo assim do tipo apoio, talvez lá para mais adiante quem sabe!?.

 

17- Que conselhos você daria para quem está iniciando na área da literatura e de poesia?

- RESPOSTA: ... Muita humildade, seriedade, conhecimento e sabedoria e acreditar em Deus.

 

- Agora, “jogo rápido” para as perguntas/respostas seguintes:

 

18- O que te faz feliz?

RESPOSTA: ... Viagem

 

19- Um momento que definiu sua vida?

RESPOSTA: ...Quando me tornei escritor

 

20- Qual a sua maior qualidade?

RESPOSTA: ... Enxergar

 

21- E seu maior defeito?

RESPOSTA: ... Ódio ao Barulho

 

22- Quem te inspira?

RESPOSTA: ... Tudo em volta

 

23- Melhor conselho que já deu?

RESPOSTA: ... É bom morrer para viver eternamente

 

24- Do que você tem orgulho?

RESPOSTA: ... Família

 

25- Tipo de gente que você tem dificuldade de conviver?

RESPOSTA: ... Orgulhoso

 

26- Qual a melhor década? E por que?

RESPOSTA: ...Década de 2010 tudo era barato, porque Mesmo quem não trabalhava também conseguia dinheiro.

 

27- O melhor dos anos 80?

RESPOSTA: ...Pelo que aprendi, foi o Machel Jackson

 

28- E o melhor dos anos 90?

RESPOSTA: ... Caetano Veloso

 

29- Um sonho?

RESPOSTA: ... Conhecer novos Poetas Nacionais e Internacionais

 

30- Qual a característica mais importante em uma mulher?

RESPOSTA: ... Atenção

 

31- E em um homem?

RESPOSTA: ...Valor

 

32- O que mais aprecia em seus amigos?

RESPOSTA: ... Consideração

 

33- O que seria a maior das tragédias?

RESPOSTA: ...Morte

 

34- Maior conquista como profissional?

RESPOSTA: ...fazer e vender muitos livros

 

35- Ideia de felicidade:

RESPOSTA: ...Final feliz para todos os batalhadores

 

36- Maior conquista até agora?

RESPOSTA: ... Fazer um livro

 

37- Qual o defeito mais fácil de perdoar?

RESPOSTA: ... Lembrar o antes

 

38- E a maior das qualidades?

RESPOSTA: ...Amor

 

39- O que é sagrado para você?

RESPOSTA: ...Não é

 

40- Quais são seu filmes preferidos?

RESPOSTA: ... INÍCIO DE UM IMPÉRIO

 

41- Indique 5 (ou mais) livros de que você gostou bastante.

RESPOSTA: ... Livre Arbítrio, o Universo em Átomo, as Arte da Felicidade, O banquete e Terra sonâmbulo

 

42- O que lhe tira do sério?

RESPOSTA: ... Mulher

 

43- O que não entra em sua casa?

RESPOSTA: ... Inimigo

 

44- Segredo para o sucesso profissional?

RESPOSTA: ... Criatividade

 

45- Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo?

RESPOSTA: ... Cantor

 

46- Que superpoder gostaria de ter?

RESPOSTA: ...Mudar o mundo

 

47- Indique um (ou uns - 5 – ou mais) livros que você leu recentemente e gostou muito e 3 que você gostaria de ler ou ainda pretende ler.

 

 

RESPOSTA: ... Livre arbítrio lido agora

e os 3 que eu gostaria de ler 1-cada homem é uma raça, 2 Mar que me quer e 3 A chuva pasmada.

 

 

 

48- O que acha do pensamento de Salamah Mussa, de que "Não é a beleza o objetivo da literatura e sim a humanidade"?

 

RESPOSTA: ...Está certo!

 

 

49- O que diz sobre a expressão de Paul Valéry, “O objetivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem”?

RESPOSTA: ...Tenho a dizer que ele diz o certo, este pensamento faz com que Você seja mais criativo.

 

50- Concorda (ou não), numa perspectiva geral, visto que um dos autores da frase (o filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre) também foi literato (engajado), que “A existência precede a essência”? Qual (ou quais) o(s) seu(s) "mote"(s)/pensamento(s) preferido(s)? E o que pensa sobre literatura (especialmente poesia) engajada?

 

RESPOSTA: ...Poesia engajada é sobretudo o que todo escritor (poeta) tivesse sido feito e sempre dito, sobre o pensamento do Paul Sartre é do nível Igual, isso faz com que o mundo mude de forma diferente.

 

 

51- Qual(is) você considera que seja(m) a(s) sua(s) maior(es) qualidade(s) como escritor/poeta?

 

RESPOSTA: ...Amor, Respeito, humildade, empatia, coragem, vontade e determinação...

 

 

52- Para finalizar, expresse algo que deseja tornar público e que ainda não tenha sido mencionado anteriormente ou que você queira destacar. Palavra aberta, à vontade.

 

RESPOSTA: ...Para todos que crescem sem pai que aprendam a ser pais para eles mesmos.

 

 

Grato(s) pela gentileza da generosa Entrevista, prezado poeta Pandex Rosário.

 

OBRIGADO!

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e Pandex Rosário (Rosário Felizardo)
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 03/12/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7663345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.