Entrevista com a escritora e poetisa Andrea Carvalho Soares (Belo Horizonte, MG), do Recanto das Letras

Entrevista com a poetisa Andrea Carvalho Soares, de Belo Horizonte/MG.

 

Breve biografia:

 

Sou Andrea, poetisa, advogada, escritora, hipnoterapeuta e mãe de três filhos.

 

01- A pergunta inicial, básica, clássica: A literatura em você, quando surgiu ? Por que e como começou a se interessar por literatura e poesia ? Tem lembranças de quando surgiu a “sensibilidade estética à palavra” em você? Qual o seu primeiro contato com a literatura?

- RESPOSTA: … Sempre fui uma pessoa muito sensível e comecei a escrever aos 10 anos de idade.

 

02- Qual é a função da literatura e, mais especificamente, da poesia? Poesia e literatura servem para quê? O que se busca na poesia? Qual é O principal desejo de poeta/poetisa? É a eternidade?

- RESPOSTA: ... A poesia tem a função de colocar em palavras nossos sentimentos, A literatura serve para nos despertar e incentivar a nossa imaginação e trazer conhecimento.

 

03- Como tem sido a experiência de trabalhar/batalhar pela poesia e pelas letras num sítio de internete como o RdL? Os/as leitores/as têm interesse por literatura de qualidade e, especificamente, por poesia?

- RESPOSTA: ... Tem sido maravilhoso, pois tenho tido muitas respostas positivas, muitos elogios e incentivos. E ali elas ficam registradas e de certa forma se eternizam.

 

04- Para você, o que é e o que não é literatura ou o que é e o que não é poesia? Poesia é algo para se levar a sério – pode transformar as pessoas e o mundo – ou é, para você, só uma “recreação do 'espírito'”?

- RESPOSTA: ... Para mim, tudo é poesia, uma vez que ela traduz sentimentos em palavras e cada um sente a vida a seu modo.

 

05- Quanto ao processo de construção de seus poemas/textos, você rascunha esboços? Como se dá o seu processo criativo? Como é que predominantemente o seu processo criativo ocorre? O escrever é natural, sob inspiração, aleatório e espontâneo ou sob a decisão de escrever algo sobre algum tema? Existem certos dias, ou ocasiões especiais, em que você trabalha/escreve melhor do que em outros? Ou a poesia é exclusivamente labor e transpiração? Drummond ( = inspiração ) ou João Cabral ( = labor )?

- RESPOSTA: … Não rascunho meus textos, Minha inspiração é fácil, pois consigo captar o que o outro sente e colocar em palavras também. Tudo me inspira. Meu processo de escrita é quase uma sessão mediúnica de tão rápida e intensa.

 

06- Em geral, você é mais otimista ("solar", extrovertida, racional) ou pessimista (instintiva, intimista, introvertida, individualista) em relação à vida? Como você definiria sua poesia/escrita? Você é poet(is)a mais para o tipo dionisíaco ou mais apolíneo?

- RESPOSTA: … Sou bastante otimista em relação a vida. Meu dom maior é o amor. Amo escrever sobre o amor. E com certeza meu estilo é mais dionisíaco!

 

07- Que poetas/autores você lê? Tem preferências por alguns locais, nacionais ou internacionais? Cite 10 autores indispensáveis em todos os tempos ou estilos de época para a compreensão, percepção e degustação do fenômeno literário no seu estado, no Brasil e no mundo. Quais os autores que mais a influenciaram? Cite alguns poetas e/ou escritores pelos quais você tem admiração.

- RESPOSTA: … Olha vou te confessar uma coisa: Leio pouco. Leio mais questões do Direito que é o meu trabalho ou da mente que eu estudo. Não tive um autor que me influenciou. Eu sempre ouvi as palavras em minha mente e as escrevi. Mas não saberia citar autores aqui indispensáveis porque cada um é um e se identifica de forma diferente. O fato de ser famoso não significa que é bom e necessário para todos.

 

08- Hoje em dia, com as facilidades do mundo moderno, cheio de mil e sempre mais uma opções (ou “opções”), ainda há espaço para a poesia, diante da variedade de coisas, muitas delas de qualidade duvidosa, oferecidas diariamente para as pessoas? Qual é o sentido de escrever poesia hoje, numa sociedade regida pela mídia e pelo mercado? Dá para acreditar em alguma coisa hoje? Alguma utopia?

- RESPOSTA: … Sempre haverá espaço para a poesia. E entendo que a poesia é essa forma de se expressar de cada um. Se a pessoa só ouviu dores, só percebeu o feio na sua vida, suas poesias serão também assim, mas não significa que são de má qualidade e sim que foi o que ela passou e sentiu.

 

09- Existe algum poema, frase ou pensamento que sempre a acompanhou ou acompanha por toda a vida? Qual ou quais?

- RESPOSTA: … A frase de Mário Quintana que traduz a melhor ( e a minha) forma de amar que é : " e eu te amei como se fosse um grito "!

 

10- Como tem sido o interesse por suas obras já publicadas, se já as tem? Os leitores têm procurado muito por elas? Quem são as pessoas que a procuram? Vale a pena lutar pela cultura e literatura, especialmente a poesia ?

- RESPOSTA: ...

 

11- Qual(is) você considera que seja(m) o(s) seu(s) melhor(es) poema(s)? Cite um trecho dele(s).

- RESPOSTA: … Nossa… Tenho mais de 650… nenhum igual ao outro. Mas vou tentar um trecho de um aqui...

CONDENADO A SER UM SONHADOR

 

Condenado a ser um sonhador

assim você me deixou

porque desde a primeira vez que te vi

nunca mais te esqueci

a cada dia que passa

meu desejo aumenta

a saudade quase me mata

sinto falta da sua voz e de seu sorriso

só você tem o que eu preciso

ficar com você seria o meu paraíso

sonho muito com você

com o dia que irei te ter

já perdi às contas

dos dias que não te vejo

mas nada diminui o meu desejo

já imaginei mil desculpas

para te telefonar

ou te encontrar

mas tenho medo

porque se perder o pouco que tenho de você

não vou suportar

então fico desse jeito

um ser que vive de sonhos

um sonhador que só quer acordar

se for com o gosto do seu beijo

 

ANDREA CARVALHO SOARES

 

 

12- O que você acha da utilização da internete e de outros meios ditos modernos para a divulgação de obras e autores? O livro corre algum perigo de extinção?

- RESPOSTA: … Acho excelente, mas o livro sempre terá o seu devido lugar.

 

13- Você tem participação em concursos literários ? Como a poesia marca seu dia a dia e sua vida? E quais as dificuldades enfrentadas por uma escritora poet(is)a para publicar sua(s) obra(s)?

- RESPOSTA: … Não, não participei de concursos literários não. A poesia é minha essência, é quem eu sou. Ela me salva quando estou triste, ela me alegra quando estou feliz. Transformo minhas dores e meus amores em poesia. Sobre a publicação, a poesia é apreciada somente em músicas e não há muitos consumidores de poesia. Tenho três livros de poesia publicados que foram todos feitos e diagramados por mim e estão a venda na AMAZON.COM.

 

14- Parece que as pessoas, comumente, não veem da melhor forma possível o “novo” nas artes em geral. Por que isso acontece? Qual a sua opinião sobre a inovação na poesia e nas artes? Há perigos na busca constante por inovação? Você acha que essa tendência se acentuou nos últimos anos?

- RESPOSTA: … O novo sempre vem, é inevitável. Ou nos adaptamos ou ficamos isolados. O ser humano tem dificuldade com o que não conhece, inclusive com relação às artes.

 

15- Qual o tipo de público que mais aprecia as suas obras? Há interesse das novas gerações pela literatura e cultura, especialmente pela poesia?

- RESPOSTA: … Pessoas mais sensíveis e músicos.

 

16- Qual é o seu olhar sobre a arte (contemporânea)? Como você vê a situação atual da literatura no seu estado? E no Brasil? Existe apoio de algum tipo ou mesmo incentivo para a produção cultural, literária e, especialmente, de poesia?

- RESPOSTA: … Não vejo muito incentivo não, principalmente com relação á poesia.

 

17- Que conselhos você daria para quem está iniciando na área da literatura e, especialmente, de poesia?

- RESPOSTA: ... Que seja autêntico sempre, que não ligue para críticas, Lembro que a primeira vez que mostrei ao meu pai minhas poesias que na maior parte são de amor, ele me disse assim " não sabe escrever sobre outra coisa não/". Isso me travou por bastante tempo.

 

- Agora, "jogo rápido" para as perguntas/respostas seguintes:

 

18- O que te faz feliz?

RESPOSTA: ... A vida.

 

19- Um momento que definiu sua vida?

RESPOSTA: … Nascimento dos meus três filhos.

 

20- Qual a sua maior qualidade?

RESPOSTA: … Sensibilidade.

 

21- E seu maior defeito?

RESPOSTA: … Sensibilidade.

 

22- Quem te inspira?

RESPOSTA: … Jesus.

 

23- Melhor conselho que já deu?

RESPOSTA: … Seja você mesmo sempre.

 

24- Do que você tem orgulho?

RESPOSTA: … Do que meus filhos se tornaram.

 

25- Tipo de gente que você tem dificuldade de conviver?

RESPOSTA: … Pessoas más.

 

26- Qual a melhor década? E por quê?

RESPOSTA: … A de agora.

 

27- O melhor dos anos 80?

RESPOSTA: … As músicas.

 

28- E o melhor dos anos 90?

RESPOSTA: ... A informática.

 

29- Um sonho?

RESPOSTA: … Morar numa praia.

 

30- Qual a característica mais importante em uma mulher?

RESPOSTA: … Caracter.

 

31- E em um homem?

RESPOSTA: … Caracter.

 

32- O que mais aprecia em seus amigos?

RESPOSTA: … A sinceridade.

 

33- O que seria a maior das tragédias?

RESPOSTA: … O mundo acabar.

 

34- Maior conquista como profissional?

RESPOSTA: … Ter ajudado alguém.

 

35- Ideia de felicidade:

RESPOSTA: … Paz e saúde.

 

36- Maior conquista até agora?

RESPOSTA: … Estar viva e com saúde até hoje.

 

37- Qual o defeito mais fácil de perdoar?

RESPOSTA: ...Maldade.

 

38- E a maior das qualidades?

RESPOSTA: … Bondade.

 

39- O que é sagrado para você?

RESPOSTA: … O ser humano.

 

40- Quais são seu filmes preferidos?

RESPOSTA: … Chico Xavier, Milagre da Superação, Patch Adams, Amor além da vida, Preciosa, entre outros...

 

41- Indique 5 (ou mais) livros de que você gostou bastante.

RESPOSTA: … Há 2000 anos, psicografia de Chico Xavier

 

42- O que lhe tira do sério?

RESPOSTA: … Ingratidão.

 

43- O que não entra em sua casa?

RESPOSTA: … Gente má.

 

44- Segredo para o sucesso profissional?

RESPOSTA: … Vontade.

 

45- Quem você gostaria de ser se não fosse você mesma?

RESPOSTA: ...

 

46- Que superpoder gostaria de ter?

RESPOSTA: … O de resolver o problema dos outros.

 

47- Indique um (ou uns - 5 – ou mais) livros que você leu RECENTEMENTE e gostou muito e 3 que você gostaria de ler ou ainda pretende ler.

RESPOSTA: … O livro Há dois mil anos e quero ler o Paulo e Estevão, ambos psicografados pelo Chico Xavier.

 

48- O que acha do pensamento do poeta, escritor e jornalista egípcio Salamah Mussa, de que "Não é a beleza o objetivo da literatura e sim a humanidade"?

RESPOSTA: … Acho interessante o ponto de vista dele. Cada um pensa de um jeito. Eu acho que tudo depende de quem está olhando, e depende do olhar.

 

49- O que diz sobre a expressão de Paul Valéry, “O objetivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem”?

RESPOSTA: … O objetivo varia conforme o artista, mas fala mais dele e de suas dores do que do outro.

 

50- Concorda (ou não), numa perspectiva geral, e também no campo específico da literatura/poesia, visto que um dos autores da frase (o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre) também foi literato (engajado), que “A existência precede a essência”? O que se pode depreender disso, (extra)ir às máximas implicações e/ou consequências disso para a literatura e poesia? Qual (ou quais) o(s) seu(s) "mote"(s)/pensamento(s) preferido(s)? E o que pensa sobre literatura (especialmente poesia) engajada?

RESPOSTA: ... Acho que nem tudo precisa existir para ser essencial, eis que nossa mente cria muito. E ainda que seja fruto da nossa mente, se nos faz sentir e gera dor ou amor, então é real, ou seja, não existe no mundo físico mas é essencial para aquele ser.

 

51- Qual(is) você considera que seja(m) a(s) sua(s) maior(es) qualidade(s) como escritora/poet(is)a?

RESPOSTA: … A capacidade de me colocar no lugar do outro, e é claro, a sensibilidade.

 

52- Para finalizar, expresse algo que deseja tornar público e que ainda não tenha sido mencionado anteriormente ou que você queira destacar. Palavra aberta, à vontade.

RESPOSTA: … Sou também escritora, escrevi um livro de psicanálise que chama " A criança interior ferida: como o que vivemos na infância influencia na nossa vida adulta!”, que tem ajudado muitas pessoas e que está a venda na Amazon.com. Também compus a música "Quem é você", em parceria com a Banda de Rock mineira Fuso Zero.

 

Grato pela entrevista a nós, no Recanto das Letras, prezada poetisa Andrea Carvalho Soares.

 

Eu que agradeço!

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes e Andrea Carvalho Soares
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 02/12/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7662571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.