Tyché
Falarei sobre um fenômeno clássico:
O Tyché,segundo alguns Filósofos,dentre eles Aristóteles,é tudo aquilo que foge à percepção humana,o que lhe levou até a "rotular" o Tyché,como algo provindo do simples acaso.
Pessoas que deliram perante aquilo que não sabem explicar,falando toscas conclusões,entraram num delírio perante o Tyché,e não propriamente no Tyché....
Chegou a um ponto,em que se comparando à fortuna de alguém,e a sua irônica brevidade,"golpe de sorte",ou irônica impermanência,queda repentina ou súbita,e improbabilidade de ter certeza sobre sua garantida durabilidade,se deduziu inclusive uma "Divindade" feminina....
A Deusa Tyché da Abundância e Fortuna....
Um lembrete à inconstância irônica,das riquezas,e a falta de explicação de sua desaparição súbita,ou agraciar de algum mortal por ela.
O chamado por tais Filósofos e grandes pensadores de "O Acaso Divino"!
Mudanças imprevisíveis da fortuna são a força-motriz nas complicadas tramas dos romances helenísticos, como Leucipe e Clitofonte ou Dáfnis e Cloé.
O Museu do Vaticano preserva uma estátua de Tyché,a Deusa...
Em pleno setor "Católico".
Mas é bom...(risos!)
Seja por uma Apologia à Irônica manifestação artística ao inexplicável,inesperado,ou inconstante...
Ou a um respeito à Forças Divinas,que ainda não compreendemos.
As Alturas lhe dêem a sua Graça e Paz Nobre Leitor.