Publicação diária de mensagens poéticas de escritor montes-clarense vira destaque nas redes sociais

 

Adriana Queiroz

05/04/2022 às 00:21

 

O montes-clarense Márcio Adriano Moraes é graduado em Letras (Português), Artes Visuais e Filosofia. Tem especialização em Linguística e em História Cultural, e Mestrado em Letras: Estudos Literários. Desde 2014, é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação e, desde 2009, de Literatura e História da Arte em Montes Claros.

 

Seu projeto atual e permanente desde 2019 é a publicação diária de mensagens poéticas, intituladas “Rotinas” em redes sociais (Instagram e Facebook) e no seu site pessoal. “Essas poesias com teor de crônicas são testemunhas da história, já que são baseadas em acontecimentos marcantes que me chegam por experiências pessoais e, sobretudo, noticiados nas mídias, principalmente, jornalísticas. A motivação de minha produção vem desta sensibilidade sinestésica, principalmente do olhar empático”, conta. 

 

Márcio tem seis livros de poesia publicados, com destaque para “Assim Alado” (2009) e “Trovaecia” (2016), além de um livro de crônicas, “Ler-se(r)”, também de 2016. “Este é considerado o meu livro mais notório, sendo indicado como leitura obrigatória para o Processo Seletivo de acesso ao Ensino Superior do Instituto Federal do Norte de Minas, em 2018. Há também dezenas de publicações em Antologias, além de 13 livros de estudos literários voltados para análise crítica de obras selecionadas para vestibulares de teor pedagógico”, diz.
 
Você se recorda do primeiro livro de literatura que leu?
Não necessariamente o primeiro, mas aquele de que me lembro com mais carinho foi o “Burrinho que queria ser gente”, de Herberto Sales. E o mais surpreendente é que o meu livro de infância se perdeu, porém minha amada esposa conseguiu um exemplar em um sebo, presenteando-me no meu aniversário do ano passado.
 
Que leituras podem nos ajudar a compreender o momento em que vivemos no país? 
Vivemos um período de espelhamento de tensões sociopolíticas que podemos vislumbrar no passado pela persistência do tema, as quais encontramos em produções de Lima Barreto, Jorge Amado e Rubem Fonseca, por exemplo; além de reflexões humanas e sociais como nas poesias de Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.

 

Dentre as suas atividades acadêmicas, qual a mais desafiadora e gratificante? Por quê?
A inserção na docência universitária me veio com aprovação e efetivação em concurso público. Uma conquista gratificante. Estive como professor em Cursos de Letras, porém a ambientação profissional do Ensino Superior me desvelou cortinas decepcionantes, o que me fez exonerar do cargo. 
 
O que você consome no mundo da arte? Quais são suas referências?
Pela minha rotina de professor de Ensino Médio, oriento-me muito pelas leituras do cânone literário além de produções contemporâneas exigidas em vestibulares e concursos. Porém, para fruição pessoal, gosto de ler história da arte e da filosofia; assisto a filmes de drama e ficção; sendo meu gosto musical voltado para MPB, como Oswaldo Montenegro e Guilherme Arantes; e Pop Rock Nacional, como Legião Urbana e Biquíni Cavadão. 
 
Quem você destacaria na atual Literatura da região?
A nossa região é muito rica de referências artístico-literárias, inclusive com dois imortais na Academia Brasileira de Letras, Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro. A minha lista aqui seria extensa, mas vou restringir a dois nomes de enlevo nacional: Petrônio Braz, numa produção mais voltada para a pesquisa e erudição, com destaque para o seu romance histórico “A saga de Antônio Dó”; e Aroldo Pereira, em paralelo, com uma poesia de herança marginal em linguagem moderna, plástica e experimental, como se lê em seu “Parangolivro”.
 
Você teria alguma(s) curiosidade(s) ou história(s) para nos contar?
Eu e minha esposa, Micaele, nos conhecemos em um evento literário. Também professora de Literatura, completamos, neste ano de 2022 dez anos de matrimônio. A lembrancinha de nosso casamento foi um livro intitulado “Enlace”, no qual narro em forma de oitavas rimas o nosso namoro e noivado, até culminar no casório. Livro que está disponível em meu site pessoal em formato E-book para quem se interessar pela leitura. 
  
Serviço:
Todas as produções do professor podem ser lidas e adquiridas pelo contato de site www.marcioadrianomoraes.com ou através de suas redes sociais. No site, além de literatura, os leitores também encontrarão materiais didáticos e acadêmicos de Literatura, Português, Redação e Artes, além de videoaulas.

 

Fonte: onorte.net

 

1542329.jpg