Crianças e Jovens em Perigo
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Sofia Alexandra de Jesus Andrade é natural de Lisboa, é psicóloga pela Universidade Autônoma de Lisboa, e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento, tendo realizado estudos direcionados para crianças e jovens em perigo, onde adquiriu competências pessoais e sociais. A sua tese de licenciatura também foi direcionada para jovens, tendo abordado um estudo de investigação sobre comportamentos adictos em adolescentes. Trabalha na Administração Pública, e para além de ser formadora certificada pelo IEFP, é também colunista no Psicologia.PT, apoiando várias causas sociais, sendo participante ativa em causas voluntárias. Atualmente dedica-se também à escrita sendo autora do livro intitulado: “Crianças e Jovens em Perigo. Estudo de Casos Clínicos”.
“O livro pretende ser um alerta, consciencializar a sociedade de que maltratar uma criança é considerado crime público, pelo que qualquer pessoa que presencie maus-tratos infantis pode e deve denunciá-los.”
Boa Leitura!
Sofia Andrade, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, como deu início suas pesquisas com crianças e jovens em perigo?
Sofia Andrade - Tudo teve o seu princípio, que começou cedo na minha adolescência, o gosto e interesse pela leitura e escrita sempre teve presente em mim, posso afirmar que é inclinação pessoal chamada de vocação.
Quando me perguntavam o que queria ser na minha adultez, eu respondia “professora primária ou psicóloga das crianças”, por gostar de ensinar e estabelecer relação de ajuda aos outros, nomeadamente com crianças/ jovens e respectivas famílias. O facto de ter efetuado o meu estágio de mestrado numa CPCJ., permitiu-me conhecer certas problemáticas, e identificar-me nessa área, colocando em prática a teoria para a qual me especializei, daí ter interesse em pesquisar e aprofundar conceitos nessa vertente.
Em que momento pensou em escrever e publicar “Crianças e jovens em perigo – Estudo de casos clínicos”?
Sofia Andrade - A leitura e a escrita sempre foram uma paixão, daí ter surgido o interesse por escrever e publicar. A publicação do livro surgiu por convite de uma editora, que conhecia o meu trabalho no Psicologia.pt, o portal dos psicólogos, onde mensalmente abordo várias temáticas da área da psicologia.
Posso dizer que o livro baseou-se no meu percurso enquanto psicóloga estagiária na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJP). A publicação retrata dois casos de estudo relacionados com violência doméstica e as repercussões desses conflitos nas crianças e adolescentes, desta forma nasceu a ideia de adaptar o estudo para livro.
O que mais chamou a sua atenção enquanto escrevia o livro?
Sofia Andrade - Posso afirmar que a violência infantil, é considerada um problema de saúde pública que merece um olhar cada vez mais atento das entidades em matéria de jurisprudência e da própria sociedade. A violência não pode ser apresentada como algo normal, aceitável que acontece e sobre a qual nada podemos fazer, mas como algo que é possível prevenir. Cabe aos profissionais de saúde, no exercício das suas funções que contactam de forma direta, com estas situações de suspeita, estarem atentos e intervir o mais precocemente possível.
O livro Crianças e Jovens em Perigo, foi um projeto impulsionador, nesse sentido, de forma a alertar a sociedade para esta problemática.
O livro pretende ser um alerta, consciencializar a sociedade de que maltratar uma criança é considerado crime público, pelo que qualquer pessoa que presencie maus-tratos infantis pode e deve denunciá-los.
Apresente-nos a obra
Sofia Andrade - O presente estudo foi realizado na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Para melhor compreendermos o fenómeno da violência infantil, sendo o caso mais comum e em foco na Comissão, vamos referir e clarificar neste estudo algumas questões tais como: A repercussão dos conflitos conjugais origina filhos traumatizados, revoltados ou com dificuldades no desempenho e insucesso escolar? O maltrato físico e psicológico poderá levar a consequências para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança/adolescente? A violência infantil pode ter implicações graves no desenvolvimento da criança, levando por vezes à morte ou a ferimentos graves. Nalguns casos os efeitos estão mais ocultos, em que a violência afeta mais a saúde da criança, e a sua aprendizagem.
Um dos tipos mais frequentes de violência infantil é a violência doméstica, que ocorre na maioria das vezes dentro de casa, no convívio familiar. Costuma prolongar-se por muito tempo, sendo que a família, considerada o agente protetor da criança, tende a encobrir ou silenciar o ato de violência (Pires & Miyazaki, 2005).
Neste estudo, procuraremos dar a conhecer a Instituição, os projetos que foram desenvolvidos, e todas as áreas de intervenção. Será também apresentada, a recessão teórica acerca das problemáticas, bem como todas as atividades realizadas ao longo deste trabalho.
Apresente-nos alguns tópicos do Sumário
Sofia Andrade - Nesta obra, podemos encontrar alguns temas relacionados com o estudo, cujo conteúdo consiste: a História da Criança, o Direito na Infância; a Família e a sua Importância no Desenvolvimento da Criança; Novas Formas de Família e o seu Ciclo Vital; a Problemática da Violência Infantil; a Violência Infantil em Portugal e Noutros Países; a Violência Infantil e as Várias Tipologias; a Criança Exposta à Violência no Seio Familiar; a Prevalência e os Fatores de Risco da Violência Infantil. A violência contra crianças e/ou adolescentes e a própria violência doméstica são temas que podemos encontrar e explorar no livro.
A quem indica leitura?
Sofia Andrade - Este projeto tem como finalidade chegar a todos os públicos em geral, com o objetivo de a publicação ser uma referência para estudantes e profissionais de saúde, atendendo a que não existem muitas referências bibliográficas na área. Quanto ao público em geral, pode, através do livro, ficar a conhecer o trabalho desenvolvido nas CPCJ´s e o papel dos técnicos que trabalham na instituição e acompanham os casos.
Deixo um alerta aos profissionais de saúde, de estarem atentos a estas situações de suspeita e intervir o mais precocemente possível. O conseguir recuperar famílias desestruturadas e transformá-las em relações saudáveis é um principio impar em atuar eficientemente e eficazmente em crianças maltratadas, famílias maltratantes.
Onde podemos comprar o seu livro?
Sofia Andrade - O livro encontra-se disponível em várias plataformas editoriais a nível online, nomeadamente: na Wook, Amazon, nas Edicões Vieira da Silva, e em várias livrarias do país, assim como nas Fnacs´s, Livraria Bertrand, Porto Editora, Livraria Almedina; Worten e em vários postos de correios de Portugal, e para consulta pública na rede de Bibliotecas de Lisboa.
O livro encontra-se disponível, entre outros, nos seguintes endereços para consulta:
https://www.wook.pt/livro/criancas-e-jovens-em-perigo-sofia-andrade/23224414
https://www.fnac.pt/Criancas-e-Jovens-em-Perigo-Sofia-Andrade/a6900931
https://www.worten.pt/livros/livros-tecnicos/livros-de-ciencias-sociais-e-humanas/livro-criancas-e-jovens-em-perigo-de-sofia-andrade-portugues-2019-MRKEAN-9789897791987
Quais os seus próximos projetos literários?
Sofia Andrade - Tenciono poder continuar a publicar e a trabalhar na área da violência doméstica, e fazer prevalecer os direitos das crianças, sendo uma causa que abraço, entre outras relacionadas com o serviço público e os direitos humanos. Em breve irei continuar a promover o livro, nas sessões de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa e Porto. Alguns eventos nas Fnac´s do país e também em algumas faculdades de psicologia, entre outros eventos como convidada. Neste momento, acabei de escrever o segundo livro na área dos comportamentos adictos nos jovens, e espero publicar em breve.
Quais os seus principais objetivos na carreira literária?
Sofia Andrade - Como a escrita é uma das minhas paixões, tenciono enveredar pelo mundo literário, e continuar a escrever livros técnicos e direcionados para crianças e jovens, porque é uma área que gosto de trabalhar, continuar igualmente a escrever artigos para as revistas de psicologia. No futuro, tenciono abraçar novos desafios, quem sabe escrever um romance? É algo aliciante, pondo em prática a minha liberdade criativa.
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Sofia Andrade. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Sofia Andrade - Como psicóloga e especialista na área da violência doméstica e infantil, possibilita-me fazer uma leitura e interpretar conceitos à luz das realidades apresentadas e usar conhecimentos teóricos e técnicos que vão servir como referência para a prática clínica e igualmente na escrita. A mensagem que transmito como psicóloga e autora, é que não devemos negligenciar qualquer forma de violência, devemos civicamente ter coragem e denunciar este tipo de crimes. As crianças, pelas suas fragilidades, necessitam de mais atenção, muitas vezes, a violência é silenciosa, envolvendo segredos familiares e com proximidade aos agressores. Muitas, destas crianças vivem em segredo com o problema da violência na sua família e o medo reforça esse silêncio. Penso que o livro Crianças e Jovens em Perigo foi um projeto impulsionador, nesse sentido, de forma a alertar a sociedade para esta problemática, e denunciar situações graves das nossas sociedades. Cabe à psicologia e aos psicólogos, terem um papel impulsionador para uma sociedade mais solidária, equilibrada e de um mundo mais justo e saudável.
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com