Pais e educadores usam Cardeno de Atividades interativas para crianças

 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
 

Rosemary Aparecida Bento Molinari, 64 anos, casada com Pascoal há 44 anos, mãe do Rodrigo e do Fernando. Até os 46 anos dedicou 100% de seu tempo para a família. Retomou os estudos no EJA 8°Ano, Telecurso 2000, e a partir daí não parou de estudar. Seu maior desejo é aprender (sempre). Atuou como professora em Instituição de Ensino até 2016. Idealizadora e fundadora da Empresa de Educação: Espaço do Saber. Técnica em Nutrição e Dietética – SENAC;
Pedagoga - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP; Especialização em Educação Infantil; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP; Psicomotricista
 
“Espera-se que cada atividade oportunize reflexão, que nas atividades de convivência social familiar torne-se propício um ambiente fértil de aprendizagem, valorizar as vivências diárias, incluindo e interagindo com as crianças nos afazeres, assegurar o brincar livre, a criação, a imaginação e a autonomia em realizar as atividades.A partir de 6 anos.”
 
Boa Leitura!
 
Escritora Rosemary Bento Molinari, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever o “Caderno de atividades do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental I”?
Rosemary Molinari -  Em um momento de pandemia, as escolas com aulas virtuais, a rotina mudou de um dia para o outro, todos tivemos que nos adequar ao novo cenário, gerou insegurança a todos, eu comecei a atender os meus pacientes e seus familiares por chamada de vídeo. A idealizadora deste projeto foi a Mislene Goulart que atua lindamente como arteterapeuta, e que tem um olhar apurado e sensível ao seu semelhante, e fui agraciada com a sua sugestão e acatei com muita gratidão, amor e carinho.
E assim, elaborei esse material com atividades diversificadas, que contribui com a minha práxis psicopedagógica há algum tempo com resultados satisfatórios.
 
Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da obra?
Rosemary Molinari -  Os principais objetivos é o de favorecer uma aprendizagem significativa que visa corroborar com o desenvolvimento de habilidades múltiplas.
 
Apresente-nos a obra
Rosemary Molinari -  Foi com imenso amor e carinho que elaborei este caderno de atividades, vislumbrando corroborar com a Educação que acredito e pratico, junto às áreas de formação Nutrição, Pedagogia, Psicopedagogia.
As atividades foram desenvolvidas com um olhar psicopedagógico e nutricional, com intuito de auxiliar as crianças, pais e educadores.
As atividades de nutrição com execução de receitas culinárias observa-se o quão rico é para a aprendizagem, o processo de confecção das receitas, propiciando a exploração de vários conteúdos acadêmicos, favorecendo com a vivência a melhor assimilação e desenvolvimento escolar.
 
O que esperar ao utilizar o Caderno de atividades para atividades do aluno, tem idade mínima?
Rosemary Molinari -  Espera-se que cada atividade oportunize reflexão, que nas atividades de convivência social familiar torne-se propício um ambiente fértil de aprendizagem, valorizar as vivências diárias, incluindo e interagindo com as crianças nos afazeres, assegurar o brincar livre, a criação, a imaginação e a autonomia em realizar as atividades.  A partir de 6 anos.
 
Onde podemos comprar o livro?
Rosemary Molinari -  Venda pelos contatos: Instagram: @rosemarybentomolinari
E-mail: rose.pedapsico@gmail.com
 
Você é idealizadora e fundadora do “Espaço do Saber” apresente-nos o Espaço, a quem se destina as atividades desenvolvidas pelo Espaço?
Rosemary Molinari -  Em 2016, fundei a Empresa Espaço do Saber, em uma sala na minha casa é  um espaço de aconchego, de acolher e de trocar saberes. Um lugar desenvolvido com a intenção ao atendimento psicopedagógico, para crianças, adolescentes, adultos, idosos que apresentem alguma dificuldade de aprendizagem e para assessorar e orientar seus familiares, educadores e Instituições.
 
Quais as principais atividades desenvolvidas pelo “Espaço do Saber”?
Rosemary Molinari -  Atividades diversificadas propiciando e facilitando a aprendizagem.
 
Quais os seus próximos projetos literários?
Rosemary Molinari -  Vislumbro que muitas crianças tenham acesso à educação transformadora inserida nos meus projetos literários, que serão desenvolvidos sempre com um viés na minha história de vida, almejando encantar muitos sujeitos, assim como eu sou encantada com a educação e despertar o desejo de aprender e ensinar. Amo o que faço!
 
O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira literária?
Rosemary Molinari -  A escrita consiste na utilização de símbolos e uma forma de expressão e de eternizar ideias humanas. A escrita para mim, não é só o domínio dos símbolos, mas sim registrar sentimentos da alma e do conhecimento de saberes acadêmico.
Tenho desenvolvido a escrita nas produções de materiais didáticos, já produzi um e-book de Técnicas de Nutrição e receitas culinárias, materiais de apoio a professores e aos meus pacientes.
 
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Rosemary Aparecida Bento Molinari. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Rosemary Molinari -  Em meio a tantas incertezas, só me resta à esperança de um mundo melhor, em que eu posso ajudar a construir, são grãos de areia em um oceano de duvidas e de medos, mas vislumbro um oceano fértil e com esse acreditar que confeccionei o Caderno de Atividades e assim, espero que seja o primeiro de muitos que estão por vir.
E o meu maior objetivo é conseguir subsídio para continuar a minha Corrente do Bem, praticando a educação transformadora e inclusiva.
A Educação Transformadora oportuniza um ambiente prolífero de aprendizagem! É possível que todo sujeito aprenda se for tratado como cidadão digno que têm direitos a oportunidades de aprendizagem.
Amo o que faço! Amo Viver! Acredito na Educação Transformadora!
 
 
 
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
 
 
 
 
 
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 10/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7252638
Classificação de conteúdo: seguro