Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENTREVISTA COM O ESCRITOR DANIEL MARX
Depressão e suicídio são temáticas abordadas em ‘Último Degrau’
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
 
Daniel Marx é Pós-Graduado em Criação Publicitária e Planejamento de Propaganda. Pós-Graduando em Política brasileira e socioeconômica, publicitário, escritor, cineasta, colunista, ator e roteirista. Começou sua carreira escrevendo textos para teatro. Mas logo passou a escrever roteiros de curtas metragens e livros. Daniel Marx é autor da trilogia Anjo Maldito, que atualmente é vendido no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. Lançou também os livros “Mídia, Experiência e Interação” e “Sou adolescente e minha vida é uma merda”. E seu mais novo lançamento “Último Degrau”. Ainda participou de nove antologias. Assinou o roteiro e a assistência de direção dos filmes: TODOS, INSANIDADE e SUFOCADO. Atualmente se dedica a projetos sociais em combate ao suicídio. A artes plásticas e a escrita de novas obras.

“O livro vai mostrar para o depressivo que ainda pode existir uma saída. E para os amigos ou familiares que alguém ao seu lado pode estar implorando por ajuda mesmo que não fale.”

Boa Leitura!

Escritor Daniel Marx, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a escrever sobre a depressão e o suicídio?
Daniel Marx - Há muitos anos eu tive uma péssima experiência com depressão. Foi uma luta intensa, mas graças a Deus e ao apoio de minha família e amigos consegui me libertar. Após isso comecei a perceber o quanto a depressão estava presente na vida de tantas pessoas próximas a mim. Amigos e parentes também sofriam deste mal. Pessoas tentaram tirar a própria na minha frente e com muito custo consegui ajudá-las. E por fim, nos últimos anos o relato de pessoas depressivas e que cometeram suicídio aumentaram drasticamente e percebi que a falta de informação e de apoio governamental era gigante. E isso precisava começar a mudar. Comecei a pesquisar, estudar, conversar com profissionais da área da saúde e vi o quanto esse assunto é sério e tão pouco falado. E acho que esse tabu precisa ser quebrado.

Apresente-nos “Último Degrau”
Daniel Marx - Muita gente se pergunta por que deve se matar ou desistir da vida. Por que é mais fácil ficar recluso do que viver em uma sociedade? Por que aquelas pessoas que pareciam tão felizes atentaram contra a própria vida? Por que após um suicídio de uma celebridade, o índice de suicídio principalmente entre os jovens tem um aumento considerável?
Essas são algumas perguntas que muitas vezes ficam sem respostas, ou temos vergonha de perguntar.
A depressão e o suicídio são problemas de saúde pública e precisam ser combatidos e discutido com seriedade. E as pessoas afetadas por esse mal precisam ser apoiadas e socorridas.
Quase um milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos. E por que não fazemos nada? Por que não cuidamos uns dos outros? Por que os governantes muitas vezes fecham os olhos para esse mal que acomete a população?
Neste livro vamos abordar essas e muitas outras questões envolvendo esse tema que virou um tabu para na sociedade, mas que tem que ser quebrado e vencido.
Vamos bater um papo. Vamos falar de depressão e suicídio.

Quais os principais tópicos do sumário?
Daniel Marx - Acredito que um tópico é o complemento do outro, pois trata do assunto por várias vertentes. Porém os que destaco são os seguintes:
O fundo do poço
A teoria POS
Efeito Werther
A era do amor líquido.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura da obra?
Daniel Marx - O livro é direcionado não apenas as pessoas que sofrem de depressão ou já tiveram algum pensamento suicida, mas também as pessoas que conhecem alguém que sofrem deste mal ou que tem um parente próximo e até dentro de casa que já atentaram contra a própria vida ou que infelizmente se mataram. E o objetivo principal é a orientação, os cuidados, atenção que essas pessoas precisam ter e que muitas vezes não tem um certo conhecimento do que fazer, como agir e quando pedir socorro.
O livro vai mostrar para o depressivo que ainda pode existir uma saída. E para os amigos ou familiares que alguém ao seu lado pode estar implorando por ajuda mesmo que não fale.

O que mais chamou a sua atenção enquanto escrevia os textos que compõe “Último Degrau”
Daniel Marx - Eu me aprofundei bastante nas pesquisas e em entrevistas com médicos e psicólogos, e a cada dia aparecia um relato novo, uma informação chocante, seja de números de pessoas, idade, motivos e a forma que isso poderia ser evitada na maioria dos casos. E saber que 90% das pessoas que atentam contra a própria vida, na verdade não queriam se matar, queriam apenas se livrar daquela dor insuportável que as domina a todo o momento.

A quem indica leitura?
Daniel Marx - Para todas as pessoas que de alguma forma estão ligadas a depressão e ao suicídio, seja por perda de um parente ou amigo, ou para aqueles que sofrem deste mal. Também indico para todas as pessoas que queiram se informar mais sobre essa maldita doença, pois podem ajudar a alguma pessoa que estiver ao seu lado e que estar sofrendo calada, e após essa leitura você terá uma noção mesmo que básica do que fazer, como agir, como perceber. Você poderá estender a mão a essa pessoa e fazê-la andar mais um passo que seja.

Em sua opinião, de que forma podemos ajudar uma pessoa depressiva?
Daniel Marx - Muitas vezes a pessoa depressiva quer apenas ser ouvida, e a paciência é uma grande virtude. Você precisa ouvir. Mostrar que aquela pessoa é importante de alguma forma. Que as pessoas se importam com ela. Não é fácil lidar com um depressivo, mas pior ainda é perdê-lo e depois pensar que você poderia ter feito algo a mais.
Você deve estar atento a vários sinais que o depressivo apresenta. Você deve usar a teoria POS. Perceba os sinais, se aproxime de forma a não ser evasivo. Observe os atos. Esteja presente, mostre que a pessoa é importante. Converse, se dedique um pouco mais a essa pessoa. Socorrer. Se você fizer isso e nada funcionar, aí você precisa de ajuda de um profissional, leve a pessoa ao médico, a um psiquiatra e um terapeuta, ou você vai perder essa pessoa.

Onde podemos comprar o seu livro?
Daniel Marx - O livro estar disponível no Clube dos autores. Na Amazon e nas Lojas Americanas.

Quais os seus principais objetivos a serem alcançados como escritor?
Daniel Marx - Ter o máximo de leitor com minhas obras em suas mãos. Poder levar o entretenimento através dos meus livros de ficção, ou levar informação através dos livros de autoajuda. O que busco é poder transformar um pouco a vida de todos que abrem as páginas de minhas obras, para que possam entrar por essa janela e que um pedacinho daquela história fique para sempre em suas mentes. Que possa ser uma fuga para esse outro mundo que não o nosso com tanta violência, descriminação, raiva e indiferença. E por fim, poder contribuir com a cultura nacional para essa geração e as que ainda virão.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Daniel Marx. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Daniel Marx - Leiam mais, deem valor a cultura nacional, a literatura brasileira. Se não puderem comprar um livro, ao menos divulguem. Consumam livros, seja de qual gênero for.
Ensinem seus filhos a devorarem os livros. Uma história pode mudar uma vida. Não esqueçam desta frase: Quem ler muito, escreve melhor e falar melhor. A leitura é vida.
E quando lerem o Último degrau, nunca mais vocês acharão que depressão é frescura. Nunca mais vocês ignorarão alguém que fala em se matar. E quem sabe vocês não poderão impedir uma morte que seja e então perceberão que todo o esforço, as conversas, as noites mal dormidas e o choro valeram a pena.


Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 01/05/2021
Código do texto: T7245896
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
Revista Literária da Lusofonia
João Pessoa - Paraíba - Brasil
21 textos (262 leituras)
50 e-livros (1370 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/05/21 16:50)
Revista Literária da Lusofonia