ENTREVISTA COM O ESCRITOR ADAM MATTOS

Entre contos e poesias apresentamos Adam Mattos

por Shirley M. Cavalcante (SMC)


Adam Mattos é advogado, escritor, poeta e editor. Acadêmico de Letras e pós graduando em Ciências Humanas e em História das Religiões. Além de ter cursos de capacitação em Shakespeare e em estudos islâmicos(Harvard e Universidade de Tel Aviv). Nasceu em Londrina, mas mora há muitos anos em Curitiba, é casado e tem um filho pequeno. É editor do coletivo literário: “Maldohorror” e editor/co-fundador do Corvo Literário. Já publicou dois livros e participou de inúmeras antologias de diversas editoras.
É militante em prol da propagação da literatura de forma democrática e livre no mundo líquido(pós-moderno).

“A liberdade só existe de forma plena, com igualdade de oportunidades”

Boa Leitura!

Escritor Adam Mattos, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que veio primeiro o gosto pela arte de escrever textos poéticos, ou terror?
Adam Mattos - Primeiro o terror. Gosto de terror desde criança. Mas meu primeiro texto poético não foi de terror, e não escrevo só este estilo. Escrevo poesias de todos os temas, já participei de antologias de amor, temas variados, etc.

E então, “será que o ser humano nasceu mau, ou se torna com o decorrer do tempo”? Apresente-nos “Alma em pedaços”.
Adam Mattos - Alma em pedaços nasceu em um momento difícil da minha vida. Comecei a escrever sobre desesperança, maldade, e quando vi, a obra estava completa na minha frente. Não foi algo planejado, simplesmente aconteceu. É um livro com poesias sobre crimes, crueldade, desesperança, depressão, perda, tudo isso com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Mas é absolutamente um livro para maiores de 18 anos. Já essa questão me atormenta desde sempre. Eu não sei a resposta, mas nos meus textos essa questão uma hora ou outra aparece. Após concluir Alma em pedaços, escrevi um livro de contos perturbadores, seguindo a mesma premissa. E espero lançar em breve um romance para encerrar a “trilogia” sobre o tema.

Apresente-nos um dos textos publicados na obra.
Transparente

Transparente como somos
Não conseguimos esconder por muito tempo
Mesmo sem nos expormos
A verdade vem como vento

Tentamos em vão não mostrar
Aos outros, a nossa verdadeira face
Para não, eventualmente, frustrar
Quem sempre nos abrace

Mas quem verdadeiramente somos?
Essa dúvida sempre paira na gente
Podemos não ser mais quem fomos
E a máscara cai bem na nossa frente

A dualidade do ser humano é imensa
E não pode ser medida facilmente
Cada personalidade é tão intensa
Que é fácil julgar erroneamente

Cada texto contém um pedacinho do autor, comente sobre o momento de criação do texto.
Adam Mattos - Não sei se concordo com essa frase. Rs. Alguns textos são mais autorais que outros, mas, acredito que a base primordial do meu trabalho é a empatia. Eu não preciso ter ficado grávida e ser assassinada para sentir ódio na poesia: Assassino. Da mesma forma que não precisamos pertencer à uma minoria para defender até a morte, se preciso, os seus direitos. Não sei em que momento escrevi essa poesia, mas provavelmente sentindo por alguém que foi julgado de maneira errada, ou não. O escritor enxerga o mundo diferente. Uma folha caindo da árvore pode tornar-se um romance sobre a segunda guerra mundial. Rs.

Saindo da poesia e indo para o terror encontramos o seu livro de contos, “Devaneios de uma mente perturbada” comente como surgiu a obra.
Adam Mattos - Mais ou menos como o primeiro. Não na questão do momento, mas da surpresa. Eu fui escrevendo contos e mostrando para algumas pessoas. As respostas sempre foram muito positivas, então resolvi transformá-los em uma coletânea de contos perturbadores. Não tem só terror. Tem dilemas morais, problemas políticos de saúde (na minha opinião, o mais assustador do livro), e até comédia, se você tiver um senso de humor peculiar. Rs. Mas todos eles perturbam, pois poderiam acontecer com qualquer um em algum momento da vida.

Apresente-nos a obra
Adam Mattos - Neste livro, o autor reuniu contos que podem ser classificados como terror, mas são mais do que isso. São contos que exploram a dualidade da essência humana. O que são capazes de fazer quando ninguém está olhando, no conto: “Assassinato?” Em “O caçador de buzinas”, vamos conhecer Juca, e o que acontece quando somos levados ao limite. Encararemos também a crua realidade de um garoto em busca de um sonho. É uma seleção eclética, mas em comum, deixam uma pergunta no ar: Do que o ser humano é capaz?

O que mais o atrai nos textos de terror?
Adam Mattos - O terror real. Você ler algo e se arrepiar olhando sob o ombro para garantir que aquilo não esteja prestes a acontecer com você também. Além do aspecto político. Eu escrevi um conto que não está no livro, chamado: Ditadura. Depois que escrevi, nunca tive coragem de ler. Pois tudo o que está retratado ali, aconteceu com milhares de brasileiros nas mãos do Dops, depois de 1º de abril de 1964. Em um momento como o que vivemos no Brasil, com um presidente sempre flertando com esse passado grotesco, esse texto serve de denúncia, para que nunca nos esqueçamos do que realmente ocorreu, por mais que governantes tentem mudar a história, com o claro intuito de repetí-la. Esse conto está publicado no site: Maldohorror.com.br

Onde podemos comprar os seus livros?
Adam Mattos - O “Alma em pedaços” pode ser encontrado em e-book em todas as lojas do ramo, inclusive em Portugal. Já o físico pode ser comprado no meu site: www.corvoliterario.com e no site da editora Viseu: https://www.eviseu.com/pt/livros/1021/alma-em-pedacos/
Já o “Devaneios de uma mente perturbada” por enquanto apenas no site da editora Constelação: https://constelacaoeditorial.lojaintegrada.com.br/devaneios

Quais os seus próximos projetos literários?
Adam Mattos - Meus projetos atuais são os dois sites literários que sou editor: www.corvoliterario.com.br e www.maldohorror.com.br Em ambos, temos grandes escritores, que encontram um espaço para publicar suas obras. O Maldohorror, como o nome diz, é voltado apenas para o terror, já o Corvo Literário, meu xodó, é de todos os gêneros, inclusive Cordel brasileiro.
Falando em livros, meu próximo será um romance. Mas por enquanto fica na surpresa. Será que será de terror? Rs. Espero publica-lo em 2021. Me acompanhem nas redes sociais e no Corvo Literario para estar sempre informado dos meus projetos.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Adam Mattos. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Adam Mattos - Adam Mattos - Leiam. Prestigiem os autores nacionais, que não devem em nada para os estrangeiros. Comprem os livros, ajudem a divulgar, que só assim conseguimos sobreviver nesse mundo novo, que ainda não sabemos como será exatamente. Como será a era pós-digital? Teremos livros ainda? Não sei, mas com certeza teremos escritores com histórias incríveis para contar. Vai de cada um adaptar-se.
E lembrem-se: A liberdade só existe de forma plena, com igualdade de oportunidades.


Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
 

Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 01/05/2021
Reeditado em 06/03/2023
Código do texto: T7245607
Classificação de conteúdo: seguro