Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENTREVISTA COM A ESCRITORA CLAUDIRENE FAVARIN

Em destaque crônicas analíticas e reflexivas
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Claudirene Favarin é Graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Pós - graduada em Psicodrama pela ABPS (Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama). Formação Internacional em Coaching pela Lambent do Brasil e como Terapeuta de Reorganização Neurofuncional Padovan, pelo Instituto Padovan.
Coautora nas coletâneas: “Elas e as Letras” (2018 – Versejar) e “Elas e as Letras - Diversidade e Resistência” (2019 - Versejar). Colunista na revista BLAHPSI.

“Sou mulher, amiga, filha, irmã, esposa e mãe. Aprendi a ser Psicóloga e Escritora. Adoro essas condições que a vida me presenteou. Trabalho com pessoas atualmente nos Estados Unidos e online no Brasil e em vários locais do mundo. Amo árvores, borboletas e a cor azul. Busco a gratidão quase sempre. Creio em um Deus maior que eu.”

Boa leitura!


Escritora Claudirene Favarin, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que mais a atrai nas crônicas?
Claudirene Favarin - Crônicas são reflexos da vida cotidiana e traz humanidade para aqueles que leem se sentirem parecidos com aqueles que escrevem, só que com um olhar diferente dos acontecimentos e histórias contadas. Assim é nosso livro Resiliência, e quando falo “nosso” é porque vejo que lá estão descritas histórias de todos nós, histórias humanas de alegria, tristezas e paixões que se superaram para novas saídas!

Em que momento se sentiu preparada para publicar “Resiliência”?
Claudirene Favarin - Estar preparado é uma afirmação que nos dá a certeza do que devemos fazer. Não creio que a vida é contemplada por certezas para que possamos dar novos passos, apenas experimentei e fiz.
E mais importante que a atitude é o querer. Tive excelentes parcerias, isso é imprescindível quando precisamos decidir por algo novo até que nos sintamos preparadas!

Apresente-nos a obra
Claudirene Favarin - Resiliência:
42 crônicas analíticas - reflexivas que trazem refrigério à alma.
Excelente leitura que nos ajudará a ressignificar esse momento difícil que estamos vivendo.
Assim como as árvores que perdem suas folhas quando mudam as estações, somos nós. Porém, se nossas raízes forem profundas e "resilientes", resistiremos a qualquer tempestade.

Apresente-nos um dos textos publicados na obra
MEU LUGAR NO MUNDO
Ser psicóloga é estar apaixonada a cada hora, é ser intensa com cada pessoa na entrevista, na orientação ou no atendimento terapêutico.
É estar apaixonada pela criança que está perdida na demanda dos pais, é contar novas histórias a ela.
É se apaixonar pela história de cada adulto, que diminui suas defesas e entrega suas dores, que já se tornaram insustentáveis.
É ser resistente e resiliente no momento do choro, daquele que compartilha suas “preocupações”, é se levantar junto depois da queda.
É rir com a alegria do outro, mas também mostrar com firmeza, o que precisa ser olhado e mexido.
É estar comprometido com seu conhecimento e grato por participar da vida de muitos.
É estar bem por você e por aquele que confiou a vida a ti!
É se colocar no lugar do outro, encontrar - se com ele.
É amar o que se faz, o que te faz melhor, como eu amo!
Claudirene Favarin

Sabemos que cada texto contém um pouco da autora. Comente sobre o momento de escrita do livro.
Claudirene Favarin - Por eu ser psicóloga, considero que sou, inevitavelmente, treinada a ter um olhar diferente e avaliativo às situações do cotidiano, isso me ajudou muito a por em meus escritos e sugerir ao leitor uma nova forma de ver as histórias ali recortadas e por consequência olhar para suas próprias histórias por um novo olhar.
A obra Resiliência foi escrita com muito carinho pelo incentivo e parceria da outra escritora Aldirene Máximo, amigos e familiares, me apoiando naquilo que eu já gostava de fazer: Escrever. Por esse motivo, citei a importância de parcerias saudáveis e incentivadoras em novos projetos, sejam eles quais forem.
O livro Resiliência, especificamente, iniciou com um prazo de um ano e neste tempo muitas coisas se solidificaram e me tornaram mais forte no papel de escritora, a obra deixou de ter um objetivo de satisfação própria para ser um material que agregasse valor e amor a quem lesse!
Pelas minhas palavras dá pra deduzir a alegria e satisfação de tudo!

Onde podemos comprar o seu livro?
Livraria Asabeça
Amazon
Livraria Sororidade
Livraria Travessa
Livraria Martins Fontes
Lojas Americanas

E além desses meios, deixo a possibilidade de adquirir diretamente comigo, com envio por remessa em casa em território nacional e em breve em território mundial com contrato que estamos fechando com novas livrarias de alcance em outros países.

O que a escrita representa para você? Comente como vem se desenvolvendo a escrita em sua carreira literária?
Claudirene Favarin - A escrita é a possibilidade de expandir minhas ideias com os talentos que divinamente fui presenteada na vida! Eu creio que cada pessoa recebe talentos específicos e que não temos o direito de guardar apenas para nós, senão o conhecimento se faz desnecessário e vazio. Portanto, pra mim, escrever, me presenteia com a sensação de missão cumprida!

Quais os seus próximos projetos literários?
Claudirene Favarin - Há planos de lançamento de um novo livro que complementaria o tema Resiliência, dentro de um ano ou menos. Enquanto essa nova publicação não acontece, meus projetos literários continuarão através das mídias sociais.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Claudirene Favarin. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Claudirene Favarin - Sejam corajosos para criarem as mudanças necessárias para suas vidas. Para mim, exercer o novo papel de escritora, foi uma experiência de coragem e que me presenteou com o sentimento de ser mais forte e mais capaz!
Desejo essa mesma coragem para os pequenos e grandes passos dos meus leitores e que eles saibam, como diz em um dos textos do livro Resiliência, “o corajoso é aquele que faz mesmo com medo!”

Instagram: @claudirene.psico

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Quer ser entrevistado? Entre em contato com nosso editorial, apresentaremos proposta.
Contato: smccomunicacao@hotmail.com
Revista Literária da Lusofonia
Enviado por Revista Literária da Lusofonia em 28/04/2021
Código do texto: T7243713
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
Revista Literária da Lusofonia
João Pessoa - Paraíba - Brasil
21 textos (263 leituras)
50 e-livros (1370 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/05/21 17:15)
Revista Literária da Lusofonia