Entrevista com a autora Clara Patachão

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Clara Patachão- A poesia, para mim é estado de alma e a forma que encontrei, para me exprimir, o poeta é um sonhador, é alguém de uma vasta imaginação e fantasia…

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Clara Patachão-Tinha apenas 8 anos de idade a primeira vez, que a poesia fez parte do meu ser, comecei a escrever debaixo de um pinheiro, com pinhões, aonde me senti fascinada, com o campo e de cheiros tão característicos...

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Clara Patachão-Tenho interesse na prosa, em textos, o meu sonho é fazer um romance no rodar da minha vida, a poesia deixa-me fascinada... Todos os dias, tenho que escrever, para sentir o ego leve...

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Clara Patachão-Gosto de estar no meu espaço, sozinha, os sentimentos fluem...

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Clara Patachão- Gosto de vários autores, amo a Sophia Melo B. A. Foi a primeira mulher em Portugal, ganhou galardão literário... Flor Bela lobo "Espanca". Eugénio de Andrade, pseudónimo, José Fontainhas... Ary dos Santos, poeta e declamador, que ficou na nossa história, etc...

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita Criativa?

Clara Patachão- Não tive essa oportunidade, vou lendo...

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Clara Patachão-vou lendo o digital, que os livros físicos, é lógico tem um preço elevado...

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Clara Patachão-Como começar o meu poema, tenho sempre uma ideia, mas conforme vou escrevendo a mente vai construindo o texto, provoca em mim o expressar da cada palavra, nunca sei como vou terminar...

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Clara Patachão-Autores preferidos, Sophia Melo B. A... Flor Bela Lobo "Espanca"... Eugénio de Andrade...

Estrangeiro, Pablo Neruda, Chileno...

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Clara Patachão-Já participei em várias antologias, amo! Escrever, e estar no convívio com outros autores.

Clara enviou a mensagem: 17 de fevereiro às 18:38

Em 2017 publiquei "Poemas Sentidos"

Em 2019 publiquei "Emoções de Seda"

Em 2019 publiquei Amor Sente-se.