Entrevista com a autora Rita Bentes

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Rita Bentes- A poesia é um estado de alma, liberdade de expressão, reencontro. A poesia dá-nos a possibilidade de sermos nós no nosso mundo, tantas vezes isolado e incompreendido. Como diria Fernando Pessoa “Um poeta é um fingidor/ Finge tão somente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente”.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Rita Bentes- Foi muito cedo, o meu avô paterno, embora nunca tenha publicado com exceção do poema dedicado ao meu Bisavô, Emílio Costa, aquando do seu falecimento, numa edição especial da “Seara Nova” em Julho de 1953, era um poema extraordinário. A minha avó, após o seu falecimento começou a compilar os seus escritos, embora nunca os tenhamos publicado. Espero poder vir eu a fazê-lo. Acredito por isso, que desde que aprendi a ler, aprendi o que é a poesia.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Rita Bentes- Maioritariamente poesia, embora tenha outros projetos em mente, nomeadamente 2 romances históricos e um projeto didático relacionado com a “Química na Arte”, embora o tempo não me tenha permitido ainda dar seguimento a estes projetos.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Rita Bentes- Tudo para mim tudo é uma inspiração! Ando sempre com caneta e papel! Por isso, escrevo onde me encontrar, esteja acompanhada ou sozinha!

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Rita Bentes- Tantos! O Dr. Marques da Costa, que muito me influenciou nas minhas escolhas científicas, foi um professor maravilhoso de Físico-Química, e que tive o privilégio de conhecer desde sempre. Não foi propriamente um autor, mas é certamente uma pessoa a quem agradeço a inspiração.

Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Drummond de Andrade... A vida é feita de pessoas que nos inspiram, há inclusivamente aquelas que continuam anónimas, mesmo para nós, mas que nos influenciaram a dada altura.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Rita Bentes- Sim! Já por várias vezes equacionei essa hipótese, mas ainda não aconteceu!

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Rita Bentes- Físicos, sem dúvida!

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Rita Bentes- Geralmente vai acontecendo!

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Rita Bentes- Gabriel Garcia Marquez, Hans Magnus Enzersberger

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Rita Bentes- “O Descanso do Adeus” - 2021 pela Poesia Fã Clube. O meu primeiro livro a “solo”. Surge como homenagem ao meu pai (padrasto) que faleceu no final do ano passado. Tive a oportunidade de publicar e não hesitei.

Projetos tenho alguns, “Abecedário Poético Ilustrado” - um poema por letra! Nesta fase está na parte da Ilustração, a cargo da Ilustradora (que é minha prima), Ana Margarida Mendonça. Quando estiver terminado, esperamos conseguir publicá-lo. “Memórias de Granito”, é um livro com poemas e ilustrações de S. Miguel D’Acha. É uma compilação dos trabalhos levados a público em Agosto de 2003 na Casa da Cultura de S. Miguel D’Acha, numa exposição com o mesmo nome. Poemas da minha autoria e desenhos da Ana Margarida Mendonça. Nunca recebemos resposta quanto a uma possibilidade de publicação, mas não perdemos a esperança! Gostaríamos de levar este projeto mais longe e ilustrar não só esta Aldeia, mas muitas outras por Portugal.