Entrevista com o autor Carlos Alves

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Carlos Alves- A poesia é uma deusa incógnita. É pessoal na medida em que exprime alguma emoção, estado de espírito, ou seja lá o que for. Cada um de nós tem de inventar o seu mundo, o seu vocabulário.

O poeta não escreve para dizer algo que conheça previamente, mas para suscitar o que ele mesmo ignora, para encontrar o desconhecido, para descobrir o novo, o inicial, a pureza absoluta do desejo.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Carlos Alves- Daquilo que me recordo na fase da adolescência.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Carlos Alves- Escrevo crónicas para a imprensa e prosa literária sobre várias temáticas.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Carlos Alves- Tenho as duas vertentes. Depende das circunstâncias onde se inclui o estado de espírito do momento. Preferencialmente escrevo quando estou isolado.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Carlos Alves- O Alexandre O’Neill. Foi o meu confidente numa fase menos positiva da minha vida. A sua imagem e a sua obra incutiram me força para avançar e refletir.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Carlos Alves- Muitas vezes. É fundamental aprender…

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Carlos Alves- Para mim um livro tem de ser físico. Não obstante também consumo leitura digital.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Carlos Alves- Escrevo o poema sem saber qual será o seu fim. Procuro escrever sendo cônscio da época em que vivemos, apelando à minha criatividade momentânea.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Carlos Alves- António Lobo Antunes; José Saramago; Alexandre O’Neill; Fernando Pessoa; Jorge Luís Borges; Carlos Drummond de Andrade; William Somerset Maugham; Liev Tolstói.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Carlos Alves- Já publiquei um livro (Diálogos da consciência). Neste momento estou a finalizar um projeto sobre a publicação de um novo livro que é um arrumar de alguma escrita que me rodeia.