Entrevista com o autor Vítor Costeira

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Vítor Costeira- A poesia é o gesto mais natural que pode existir no ser-humano, desde o nascimento de uma criança, ao abraço entre dois desconhecidos, passando pelo sorriso, pelo silêncio, pelo texto escrito ou falado, entre outros factores que façam (re)nascer emoções nos outros. O Poeta é o autor, é a entidade que origina esses movimentos, essas alterações no sentir e no pensar de outra pessoa.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Vítor Costeira- Já aconteceu há muito tempo e sem ter lembranças de uma referência.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Vítor Costeira- Escrevo poesia em forma de poemas e de prosa poética. Também gosto muito de escrever crónicas e contos, em prosa corrida.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Vítor Costeira- A vida que me rodeia é sempre fonte de inspiração, mas prefiro escrever quando me encontro sozinho.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Vítor Costeira- A qualquer dos Pessoas, ao Fernando e ao Joaquim.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Vítor Costeira- Não. Nunca o fiz, por nunca me ter sentido atraído para essa actividade literária, mesmo reconhecendo a sua importância actual.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Vítor Costeira- Sem dúvida... livros físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Vítor Costeira- Geralmente, a ideia prevalecente é o final do texto e conduzo tudo para esse expoente.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Vítor Costeira- Não fujo muito ao comum dos gostos e sou leitor entusiasta dos Pessoas, Fernando e Joaquim, de Manuel Alegre, de Leminski, Quintana, Espanca... (muitos outros)

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Vítor Costeira- Tenho seis livros publicados. Quatro destes livros são compostos por poemas, um outro apenas com prosa, contos, e o último é um misto de poemas e prosas.