Entrevista com o autor Eliseu Pinto

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Eliseu Pinto- É a harmonia, das palavras ditadas pelas vozes, que nos visitam a mente.

Um poeta é aquele, que abre a porta, às emoções das tristezas, alegrias e razões.

Afoitando-se, na dança do Zorba; e liga nada, ou pouco, a que lhe chamem louco.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Eliseu Pinto- Quando gaiato, fui à feira e fiquei agarrado, pela declamação dum cego, que vendia poemas. Desde aí, comecei a fazer os meus versos, quase sempre rimados. Principalmente, quando andava atrás do gado.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Eliseu Pinto- Gosto e escrevo em prosa. Mas, teria de ser mais organizado, para me aventurar por aí. – No entanto, anda em laboração “A estória da minha vida” para deixar aos netos.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Eliseu Pinto- Normalmente, escrevo quando estou só. Mas, com frequência recolho frases e tiro apontamentos de temas, para desenvolver no meu recato.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Eliseu Pinto- Ary dos Santos, António Lobo Antunes, Nikos Kazantzákis.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Eliseu Pinto- Já tenho pensado nisso. Julgo que me faria bem. E seria uma mais valia.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Eliseu Pinto- Confesso, que para mim, sentir o papel ainda é, a melhor opção.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Eliseu Pinto- Normalmente, tenho uma ideia, daquilo que quero transmitir. Mas, o desenvolvimento é ditado pelas vozes, no labor do ato criativo.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Eliseu Pinto- Jorge Amado, António Lobo Antunes, Mia Couto, Alves Redol. Nikos Kazantzákis, Fernando Pessoa, Leão Tolstoi, Stendhal – São tantos!

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Eliseu Pinto- Já tenho um livro de poemas. No entanto, a sua apresentação foi cancelada, devido à pandemia. – Ainda tenho muitos poemas, aguardando melhores dias. – Claro, que toda a criação ao ser divulgada, contribui para a realização do autor. Se assim não fosse, seria como ter filhos e escondê-los do mundo.