Entrevista com a autora Raquel Lopes

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Raquel Lopes- A poesia é tudo o que sentimos, enxergamos, ouvimos e tocamos com os olhos de um poeta.

O poeta é o porta-voz da Poesia.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Raquel Lopes- O meu primeiro contato foi pela música ainda na adolescência, também nessa época comecei a ler o livro Lira dos Vinte Anos do poeta Álvares de Azevedo, desde esse dia, a poesia teve outro sentido para mim.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Raquel Lopes- Comecei a escrever pela poesia, porém, também escrevo infantil e prosa poética.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Raquel Lopes- Minha preferência é sempre escrever sozinha e em silêncio, contudo quando não tenho opção, utilizo o que está a acontecer para ter novas ideias.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Raquel Lopes- Homenagearia a poetisa Cora Coralina, que com sua sábia doçura, inspirou-me alguns pensamentos; também ao escritor contemporâneo Inaldo Tenório de Moura Cavalcanti, a quem conheço, foi lendo um de seus livros o História de Esquecimento que comecei a minha própria história como poetisa.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Raquel Lopes- Já tive curiosidade, porém ainda não participei.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Raquel Lopes- Minha preferência é sempre pelos livros físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Raquel Lopes- O eu lírico é quem dita o poema e vai criando o seu mundo, cada poema tem sua própria identidade.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Raquel Lopes- Jane Austen, Cora Coralina, Adélia Prado, José de Alencar, William Shakespeare, Álvares de Azevedo, Inaldo Tenório de Moura Cavalcanti, Carlos Drummond de Andrade, Voltaire, Arthur Shopenhauer , Camilo Castelo Branco, Balzac, Machado de Assis, Dostóiveski, Sêneca, entre outros...

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Raquel Lopes- Tenho livros de poemas publicados em plataformas digitais em ebook e também impresso, no site Amazon, Clube de Autores e alguns livros comigo.

Ainda para este ano pretendo publicar mais livros de poemas e infantis.