Entrevista com a autora Sílvia Silva

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Sílvia Silva- Para mim a poesia é a livre expressão das emoções, de sentimentos e o ato de imortalizar pessoas e momentos através da Escrita. Posso dizer que um poeta é um criador mas para além disso, alguém que sente o todo com toda a intensidade.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Sílvia Silva- No meu percurso escolar e no meu seio familiar fui tendo contacto com a arte, com a literatura. O meu primeiro poema foi escrito em 2005 mas o primeiro contacto oficial com a poesia terá sido em 2007 enquanto estudava a obra de Fernando Pessoa.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Sílvia Silva- Escrevo poesia mas tenho interesse por outros estilos literários como prosa poética, críticas sociais e crónicas. Aprecio também ler, conhecer mais autores, mais estilos de escrita.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Sílvia Silva- Em ambos os espectros. A solitude permite-nos ter um maior contacto com as nossas emoções enquanto que o que nos rodeia pode servir de material de inspiração.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Sílvia Silva- Escolheria para tal Luís de Camões e Florbela Espanca

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Sílvia Silva- Não.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Sílvia Silva- Apesar dos livros digitais serem mais práticos e ecológicos, continuo a ter um encanto maior pelos livros físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Sílvia Silva- O processo da escrita para mim não é algo imediato… acaba por ser algo orgânico, gradual. Apenas me apercebo como termina o poema quando tal parece fazer sentido na estrutura do mesmo.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Sílvia Silva- Florbela Espanca, Fiama Hasse Paes Brandão e Sylvia Plath.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Sílvia Silva- Tenho publicado o livro Sonhos de Prata e Ouro no ano de 2011 pela Editora UniVersus. Aliado a isso tenho efetuado participações em antologias. Ainda tenho alguns projetos guardados que com tempo pretendo dar a conhecer e, quiçá, publicar.