Entrevista com a autora Raquel Maceiras

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Raquel Maceiras- A poesia para mim é um estado existencial recorrente. O poeta é aquele que vê e reflete, sempre consciente da sua condição e espelho do exterior, disposto a acordar todos com a sua voz.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Raquel Maceiras- Não consigo recordar-me de um ponto referencial que me diga que foi o primeiro contacto. É como se existisse desde sempre, em tudo o que existe internamente e exteriormente. A poesia apenas tornou evidente, através da palavra, o que os olhos já viam e o corpo sentia.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Raquel Maceiras- Atualmente apenas escrevo poesia, mas mantenho interesse por diferentes géneros literários.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Raquel Maceiras- Prefiro escrever quando estou sozinha, mas foi da vida que me rodeia que veio a inspiração; uma coisa sem a outra não existe – não para mim.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Raquel Maceiras- A José Saramago, Miguel Torga e/ou Herberto Helder – mas poderiam ser muitos outros.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Raquel Maceiras- Não.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Raquel Maceiras- Prefiro os livros físicos, mas não recuso livros digitais se o conteúdo me interessar.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Raquel Maceiras- Sei o que me leva a escrever, o tema se assim puder definir, nunca o fim. Esse só se determina à medida que o poema se desenvolve.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Raquel Maceiras- Miguel Torga, Herberto Helder, José Saramago, Mário Cesariny, Adília Lopes, Amalia Bautista, Maria Azenha, Antonin Artaud, Albert Camus, Peter Handke, Samuel Beckett e por aí fora…

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Raquel Maceiras- Tenho uma pequena obra de poesia reunida que gostaria de vir a publicar. Porém ainda aguardo algumas respostas e possibilidades.