Entrevista com a autora Carla Pimenta

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Carla Pimenta- A poesia é o mais puro estado de alma de um ser humano, é o estado psicológico mais introspectivo, mais fiel, selvagem, transparente que podemos sentir.

Ser poeta e ter a capacidade de assumir medos e receios, é amar de forma simples e complexa, é ler nas entrelinhas do que não foi dito, é sentir cada pulsar do coração como se o último fosse. Ser poeta é chorar, rir, é acreditar que tudo faz sentido dentro de um sonho, de uma emoção, de uma memória.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Carla Pimenta- O meu encontro com a poesia deu-se durante o meu percurso escolar no Externato de Penafirme, escola que frequentei durante 5 anos (5º ao 9º ano), no entanto desde pequena que os meus pais e o meu irmão mais velho me incentivaram a ler e a colocar em palavras escritas as minhas emoções.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Carla Pimenta- Todos os estilos literários me seduzem, no entanto identifico-me mais com a poesia ou com a prosa poética. Não me identifico com o tipo de prosa usado em romances, não me fazem pensar, sonhar.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Carla Pimenta- Escrevo estados de alma, emoções. Sentimentos que em mim fizeram morada.

Não necessito de estar sozinha para escrever, necessito apenas de papel, caneta e alguns minutos para que possa gravar no papel o mais profundo da minha essência. Nos dias que correm, o papel deu lugar aos dispositivos electrónicos, sendo que a escrita se tornou mais fácil, os telemóveis derrotaram as tradicionais sebentas.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Carla Pimenta- Difícil responder, mas os primeiros poemas de que tenho ideia são as Cantigas de Amigo e de Amor. Escrever um poema ou um texto de agradecimento teria

de ser aos trovadores medievais.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Carla Pimenta- Não.

Escrevo o que sinto, o que a realidade que me rodeia me transmite, logo não sinto necessidade de frequentar um curso de escrita criativa. Escrevo o que sou, o que os meus olhos observam, o que o meu coração sente. Acredito que não existam cursos que possam ensinar a escrever emoções de forma fiel a elas mesmas.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Carla Pimenta- Gosto do cheiro dos livros, de sentir o folhear das folhas, do som do papel ao virar à página do livro. No entanto, já li alguns livros em formato digital. Tenho noção que os e-books possam ser o futuro dos livros.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Carla Pimenta- De modo algum, vou escrevendo ao sabor das minhas emoções, deixo o meu lado mais íntimo sair.

O Final será sempre o culminar das emoções que estou a sentir naquele momento.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Carla Pimenta- Se enumerasse todos os autores que admiro a lista seria longa, saliento apenas alguns: Nacionais José Rodrigues dos Santos, mas apenas em alguns livros (Fórmula de Deus, Chave de Salomão, Codex 632, O último segredo, O sétimo selo, Fúria Divina); Raul Minh’Alma, Pedro Chagas, Florbela Espanca, Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós, Eugénio de Andrade, Camilo Castelo Branco, entre outros.

Estrangeiras saliento Dan Brown, Nicholas Spark, Victor Hugo, George Orwell,

Ken Follet, entre outros.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Carla Pimenta- Sou autora do livro de poesia Príncipe de Gelo sob a chancela das Edições “O Declamador”. Em “Príncipe de Gelo” abordo o meu lado mais romântico, o meu lado de menina, dos primeiros amores, das primeiras desilusões mas também das primeiras certezas que a vida é muito mais que “um amor e uma cabana.”

Tal como refiro na minha biografia, sou coautora de 23 colectênas/antologias.

Projectos para novas aventuras literárias existem alguns, os textos vão sendo escritos ao sabor dos dias, ao compasso dos ponteiros dos relógio, alguns fazem parte de colectâneas, outros partilhados na página de facebook “De Volta Com o Salto Alto” e posteriormente partilhados em alguns grupos por mim ou por amigos/seguidores. Outros dormem docemente num ficheiro que vai ganhando forma de modo a que um dia seja também ele publicado e faça companhia ao Príncipe de Gele nas prateleiras das estantes dos amigos, de quem o adquiriu ou quiçá nas prateleiras de uma biblioteca.

Aos projectos pessoais poderão sempre ser adicionados projectos colectivos como este que me sinto grata de participar, aberta a novos desafios.

Grata pelo voto de confiança e pela oportunidade que me é dada!

“Procurei em mim o mais eloquente poema, uma Ode ao amor, à fraternidade... Procurei no mais profundo da minha alma as palavras mais singelas para descrever o meu ser... encontrei um vasto mundo de emoções, de cores, de sons... Encontrei-me a mim mesma nas frases de um poema por escrever!!!"

– Carla Pimenta