Entrevista com o autor Rúben Neves

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Rúben Neves- A minha conceção de ver poesia, nada mais é do que exprimir por palavras algo que tem que sair para o exterior. É algo que temos de partilhar para aliviar a comichão que nos atormenta a alma. Ser poeta é tentar embelezar o mundo com as palavras, e partilhar essa visão, dando também espaço para as pessoas que olham para os poemas poderem interpretar á sua maneira aquilo que estão a ler.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Rúben Neves- Sempre gostei de Camões e da forma como ele utilizava as palavras. Podemos dizer que ele foi quem me mostrou este mundo da poesia.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Rúben Neves- De momento só poesia, mas tenho lido William Shakespeare, de maneira que talvez possa tentar escrever alguma peça de teatro.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Rúben Neves- Estar sozinho é só no momento da escrita, onde tudo está sossegado e com esse silêncio posso então ouvir o que o meu espírito me diz. Mas as vivências são o que permite essa escrita, as histórias que temos para contar, todos os sentimentos, todas as ligações com o mundo. Portanto, acho muito importante dar atenção a tudo que nos rodeia.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Rúben Neves- Não sei se posso escolher um sem achar que estou a ser injusto para com outros que também contribuíram em algum aspeto para a minha inspiração. Mas diria que talvez dedicaria um poema ou homenagem a Luís Vaz de Camões.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Rúben Neves- Ainda não foi algo que fosse uma necessidade, mas poderia pensar em entrar para poder progredir.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Rúben Neves- Nada melhor do que ir a uma estante buscar aquele livro preferido, encontrar um local sossegado e começar a folhear página a página encantando-me com a bela história. E no caso dos e-books, não consigo concentrar-me a olhar para um ecrã.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Rúben Neves- É um processo que vai surgindo, e com grande demora por vezes.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Rúben Neves- Os meus autores preferidos são Eça de Queirós, Camões, Platão, Aristóteles e J. K. Rowling

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Rúben Neves- De momento, tirando alguns poemas que não estão publicados, não tenho nada que pudesse ser publicado. Mas é algo em que penso para o futuro.