Entrevista com o autor Mauro Hilário

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Mauro Hilário- É arte, é catarse, é liberdade de expressão.

Poeta é ser mais alto, é ser maior…. Agora a sério, não tenho uma definição para poeta. Diria que passa pelo conceito de se ser capaz de exprimir ideias e sentimentos de um modo único e compreensível para todos.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Mauro Hilário- No 7º, 8º e 9º ano ganhei os concursos de poesia do colégio onde andei.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Mauro Hilário- Escrevo também textos de opinião, short stories, diários de viagem, entre outros.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Mauro Hilário- Um pouco de tudo. Para mim escrever é, no mínimo, viciante. Retiro ideias do mundo turbulento e organizo-as normalmente quando estou sozinho.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Mauro Hilário- Participo em sessões poéticas online com outros escritores. Eles inspiram-me.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Mauro Hilário- Já sim. E já fiz um breve curso de escrita no ISCTE.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Mauro Hilário- Aí é que está o busílis! Gosto mais de ter os livros na mão. Porém os mais “amigos do ambiente” deverão ser os digitais.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Mauro Hilário- Depende. Nos 500 poemas que já escrevi há uma enorme variância. Uns são baseados numa “punchline” inicial. Outros parece que são improvisados pelos dedos.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Mauro Hilário- Por exemplo, estrangeiro gosto de Walt Whitman e nacional gosto de Miguel Torga.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Mauro Hilário- Tenho dois livros de poesia publicados. Gosto mais do em inglês, que tem poemas de temas vários. Mas tenho muitos outros poemas que gostavam de ser lidos pelo mundo.