Entrevista com o autor Agostinho Silva

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Agostinho Silva- Poesia são vocábulos lançados ao vento, em noites de tempestade.

Poeta é aquele que consegue colocar em palavras aquilo que lhe vai na alma.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Agostinho Silva- Comecei a escrever poesia no tempo em que frequentava a escola primária.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Agostinho Silva- Adoro escrever e escrevo outros géneros literários.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Agostinho Silva- Prefiro escrever quando estou sozinho, mas a vida que me rodeia é uma inesgotável fonte de inspiração.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Agostinho Silva- Admiro muito poetas, como o Fernando Pessoa ou o Luís de Camões que escreveu, provavelmente, a mais brilhante obra poética de sempre. Todavia, não tenho um autor preferido.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Agostinho Silva- Já frequentei cursos de escrita criativa e considero-os importantíssimos no processo de evolução de um escritor ou poeta.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Agostinho Silva- Os livros digitais são cada vez mais uma realidade. Todavia, julgo que o livro físico terá sempre o seu espaço e eu adoro pegar num livro, abri-lo e sentir o cheiro das folhas e o sabor das palavras que ainda não li.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Agostinho Silva- Uso as duas versões. Por vezes já sei como vai terminar o poema, mas na maioria dos casos o poema vai sendo construído à medida que vai sendo escrito.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Agostinho Silva- Como já referi anteriormente, não tenho um autor que possa designar como o meu preferido. Admiro vários poetas consagrados, assim como admiro poetas menos conhecidos, tantas vezes esquecidos e que escrevem muito bem.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Agostinho Silva- Tenho alguma obra publicada (poesia, prosa e infantojuvenil) e outra que gostaria de publicar. Porém, as dificuldades são bastantes para os autores pouco conhecidos.