Entrevista com o autor António Ramalho

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

AR - A poesia é Ser! Podia dizer que a poesia é emoções escritas e são, mas fundamentalmente é Ser.

Um poeta é alguém que consegue pensar e sentir no silêncio e age escrevendo com o coração.

ICE- Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

AR – Pelo amor e desamor.

ICE- Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

AR – Escrevo todos os géneros literários, excepto teatro.

ICE- Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

AR – É indiferente o local. A minha capacidade de concentração dá-me um abrigo impermeável.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

AR – Fernando Pessoa.

ICE- Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

AR – Não. Eu sou criativo por natureza. Nasci criativo. Criei uma técnica de escrita inovadora chamada “Jogo de palavras” que irá ser a diferença no futuro.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

AR – Livros físicos decididamente.

ICE- Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

AR – Nunca sei onde o rio da imaginação me leva. Tenho sempre uma estrutura básica, mas o resto é imaginação apenas e deixar fluir as águas do riacho da criatividade.

ICE- Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

AR – Fernando Pessoa.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

AR – Tenho vários livros publicados. Tenho vários prémios internacionais. Participei em dezenas de antologias internacionais.

Quero salientar um projecto colossal na poesia chamado Odisseia do Amor. Tem 700 páginas. Aguarda publicação. Talvez em 2021 ou 2022.

Vai ser a minha obra-prima na poesia.