Entrevista com o autor Paulo Vaz

Entrevista

ICE- O que é para si a poesia? E o que é para si um poeta?

Paulo Vaz- Para mim, a poesia é uma forma de expressão através de palavras. Um poeta é alguém que gosta de se expressar dessa forma e que, de certa maneira, tem uma sensibilidade para o fazer.

ICE-Como foi o seu primeiro contacto com a poesia?

Paulo Vaz- Comecei a gostar mais de poesia na licenciatura, quando comecei a ouvir falar de poetas de uma outra forma e a frequentar atividades de poesia.

ICE-Escreve apenas poesia ou também tem interesse por outro género literário?

Paulo Vaz- Também escrevo mini-contos, contos e novelas.

ICE-Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o/a rodeia é também a sua inspiração?

Paulo Vaz- Quando estou sozinho.

ICE-A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

Paulo Vaz- Fernando Pessoa, Luís de Camões, Mário de Sá-Carneiro, Homero, Shakespeare, Al Berto, Leopoldo María Panero.

ICE-Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

Paulo Vaz- Não, só por curiosidade mesmo.

ICE- Gosta mais de livros físicos ou os livros digitais (e-books)?

Paulo Vaz- Físicos.

ICE-Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

Paulo Vaz- Vou criando à medida que escrevo.

ICE-Quais são os seus autores preferidos (nacionais ou estrangeiros)?

Paulo Vaz- Gonçalo M. Tavares, Dostoiévski, Rubem Fonseca, Jorge Luís Borges, Kafka, Shakespeare, Oscar Wilde, Cervantes, Murakami, Fernando Pessoa.

ICE- Tem alguma obra publicada ou que gostasse de vir a publicar? Quer falar-nos desses projetos?

Paulo Vaz- Sim, quero publicar uma nova obra, mas como ainda não conheço todos os detalhes da publicação, não posso avançar mais nada.