Fábio Dantas de Oliveira - Um mergulho nas Águas de Aruanda

Nome: FÁBIO DANTAS DE OLIVEIRA

Fábio Dantas é Educador Espiritual, Escritor, Palestrante, Advogado, Presidente do Águas de Aruanda. Facilitador de Cartas Terapêuticas e Tarô, Elixires de Cristais e Florais de Lara, Mesa Conexão Estelar. Formação em Psicanálise, Hipnose, Ativismo Quântico, Fitoterapia, Constelação Estrutural e Coaching Sistêmico.

​Graduado em Direito e Letras, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e Pós-Graduado em Ciência das Religiões e Direito Educacional. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

A cultura de paz é o grande desafio para a sociedade atual, pois não podemos mais vivenciar tantas violações aos direitos humanos. Devemos a todo instante prevenir os conflitos que possam existir nas relações sociais e construir a paz. Além disso, fomentar políticas para combater a pobreza, a desigualdade e a injustiça social é objetivo que todos nós, seres em experiência humana, devemos ter. Se todos ficarmos unidos com essa finalidade alcançaremos a redução da violência no Brasil e no mundo.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Podemos difundir a paz com a transformação da sociedade em que vivemos, iniciando com a nossa família, círculos de amigos, trabalho e demais relações. A partir do exemplo podemos mostrar que é possível a mudança social para uma cultura de paz. Existem diversos mecanismos à nossa disposição, como as redes sociais que buscam inserir práticas meditativas, desenvolvimento sustentável do meio-ambiente, campanhas solidárias, a exemplo do que fazemos no Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

A construção de uma cultura de paz na sociedade seguiu por luta de igualdade principalmente entre as camadas mais vulneráveis, a exemplo dos idosos, mulheres, deficientes, índios, quilombolas, grupos LGBTQ+ e demais movimentos que buscam o respeito pela justiça, democracia, direitos humanos, tolerância e solidariedade. Esses grupos tiveram muita rejeição ao longo da construção da sociedade e agora, após muitos embates políticos e com o apoio de uma legislação construída com representantes desses segmentos, começa-se a dar início ao respeito dos direitos em busca da dignidade da pessoa humana.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

Tanto a cultura como a educação libertam os indivíduos de sua maior prisão – a ignorância. A educação sem dúvida assume a tarefa social de despertar o homem e expandir a sua consciência, favorecendo o exercício da cultura da paz em todas as suas estruturas. A partir da educação podemos compreender nosso papel na sociedade e conhecer nossos direitos.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

O espaço digital nos trouxe a grande transformação do processo de aprendizagem, pois a partir dele todas as pessoas tiveram acesso ao que buscam para a sua evolução enquanto seres humanos. Esse espaço nos proporcionou uma expansão do despertar da humanidade, principalmente diante dos acessos a conteúdos que antes eram direcionados apenas a pessoas restritas. Muitos livros, cursos, programas educacionais foram liberados para o público de modo geral e isso expandiu sem dúvida as consciências.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Acredite no potencial do Ser Humano. Estamos aqui para cumprir o nosso propósito de vida e divino, com fé e gratidão, sabendo que o melhor vai se manifestar para os que buscam compreender o verdadeiro significado da vida.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 26/01/2021
Código do texto: T7169073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.