Centro Olímpico Padre Magalhães

Transcrito por Nemilson Vieira(*)

“Centro Olímpico Padre Magalhães (C.O.P.M.), o gigante da região; portal de Campos Belos é uma referência, o nosso orgulho...

O que podemos falar deste local? Sei que, quem o construiu foi o ex-prefeito Ninha e já foi palco de grandes eventos como o carnaval, Arraial Belo, encontros religiosos, bingos, campeonatos desportivos e muito mais...

Sobre o Centro Olímpico Padre Magalhães, sei muito da sua construção, mas nem tanto; lembro-me que depois da construção da sua base levou muito tempo para ser coberto.

A história do (C.O.P.M.) foi a pedidos: muitos me pediram que a contasse. Pois bem: têm coisas que não sei e fui procurar alguém que soubesse mais do que eu...

Aquele local na época era um campo de futebol de chão; nas eleições de 2000 foi promessa…

Eu soubera do próprio ex-prefeito Ninha o porquê do nome "Centro Olímpico Padre Magalhães". — Radialista Luiz Sérgio Sombra.

Veja abaixo o que ele dissera a cerca disso!

“O padre Magalhães é de Arraias (TO); qual é a grande coisa que ele fez para a nossa região? — Toda à região?

Foi lá em Dianópolis (TO), quando começou o Ginásio, ele criou lá o Internato chamado Juvenato Dom Alano.

Receberam estudantes como eu, Joviniano, Zequito, os Cardosos, João Cunha. Gente (alunos) de Campos Belos, Arraias, Paranã, Taguatinga, Barreiras, Porto Nacional, Natividade... Esta região toda mandava estudantes para lá, ficarem internos. — No Instituto Juvenato Padre Magalhães.

Lá aprendiamos a disciplina. Horário para as coisas; é a melhor coisa do mundo...

O padre implantou no Juvenato dele o regime do seminário, ou seja: horário para tudo. De levantar cedo, hora disso, hora daquilo.

Tudo tinha um horário e foi por isso que os estudantes de lá (os internos) eram chamados de “Meninos do Padre.” […]. Alunos que tinham às melhores notas por causa da disciplina.

Quando eu fui Prefeito em 2001, ele (o dito padre) vinha com frequência a Campos Belos. Falei para ele que iria fazer um centro olímpico em homenagem a sua pessoa.

Eu brincava muito com o padre Magalhães. Disse a ele: “Padre, padre não vai bater às botas (morrer) antes deu terminar à obra.” Espere eu terminar…

Eu não tenho dinheiro para fazer obras, mas vou terminar essa do Centro Olímpico. Tem que ser uma obra bonita. Pode não ser uma totalmente à altura do seu valor; da sua importância, mas que dê uma ideia do quanto o senhor foi importante para todos nós, os Meninos do Padre da região, que passaram pelo Instituto do senhor lá em Dianópolis (pelo Internato).

[…] Consegui uma verba de cem mil reais, através do Deputado Vilmar Rocha.

Demorei muito em fazer essa obra, mas Deus ajudou […].

Gastamos uns seiscentos mil reais, por aí; mais de quinhentos mil. O dinheiro (restante) era da Prefeitura […] O certo é que conseguimos inaugurar o Centro Olímpico Padre Magalhães, com ele ainda em vida.”

— Aurelino José dos Santos (Ninha).

A Fala acima é do Ex-prefeito Ninha, de Campos Belos(GO). Transcrita de um vídeo onde o Ninha é entrevistado por Luiz Sérgio da Rádio Atividade FM. Postado na página deste radialista, no Facebook em, agosto de 2020.

* Nemilson Vieira de Morais

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(12:08:20)