Opinando e Transformando - Diogo Cintra

Nome: Diogo Cintra

Biografia: Diogo dos Reis Cintra é ator e dançarino, tem 26 anos, nasceu em Diadema, São Paulo. Iniciou a sua formação teatral no cursar de teatro na Escola de Atores Wolf Maya, em 2012. Em 2013 entrou na Cia Teatro do Incêndio, onde fez parte do elenco dos espetáculos “São Paulo Surrealista” e “O Pornosamba e a Bossanova Metafisica”, ambas de autoria e Direção de Marcelo Marcus Fonseca e “Pano de Boca” (de Fauzi Arap) Dir. de Marcelo Marcus Fonseca. Em 2015 se desvincula do Teatro do Incêndio e inicia trabalhos independentes com a Cia Das Sombras, onde realizou o trabalho de performance no festival Bar-Drama. Em 2016 fez parte do elenco da peça “O Bicho de Sete Cabeças”, produção independente e em junho do mesmo ano participa da peça “Depois das Borboletas (de Philip Ridley), Dir. David Rock com a Cia Vaca Profana.

Em Agosto do mesmo ano entra na Cia Arte e Ciência no palco, onde realizou por um ano pesquisas sobre o mito de Prometeu, que resultou na peça “Prometeu Despedaçado”, de autoria do coletivo e Dir. Carlos Palma. Em 2017 volta a trabalhar com a Cia Vaca Profana e estreia a peça “O Inferno do velho”, adaptações dos contos de Charle Buckovsky e dir. David Rock.

No mesmo ano inaugura, junto com dois amigos, a Cia 13 de teatro, onde realizou as seguintes peças: “Sentença” (de Eduardo Katayama), Dir. Coletivo e “Herança” (de Luiz Hirschimann), Dir. Mateus Bruza. Em 2018 participa do processo “100 anos de Bergman”, Dir. Ângelo Coimbra Filho. Em 2019 fez parte do elenco da série " Irmandade" pela a O2 filmes.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Cultura de paz são tradições, crenças e costumes de respeitar e empatizar com tradições, crenças e costumes de povos diversos, desde que essas tradições, crenças e costumes estejam em consonância com a democracia cultural.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Meditar acho que é o primeiro passo, precisamos desacelerar um pouco, nos conectar com nosso interior, lá tem muitas energias interessantes, pode parecer discurso de auto-ajuda, mas brincadeira a parte meditação é fundamental para desconstrução e construção de um novo ser, acho que a partir daí muitas idéias vão surgir para contribuir com a difusão de forma coerente da paz.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

Eu descrevo como lenta, por conta do complexo de superioridade da hegemonia branca, o racismo estrutural é a maior barreira que o Brasil encontra para a difusão da paz, e ele tem suas raízes na escravidão, exemplo disso é a tragédia que aconteceu com Miguel, menino preto de cinco anos que morreu após ser deixado pela patroa de sua mãe sozinho nas dependências do prédio em que ela trabalhava, a cultura de paz só vai ser difundida no país quando; a lei 10.639/003 for levada a sério, quando estivermos discutindo e combatendo o racismo, facismo, machismo e todos os 'ismos' que forem contra a democracia cultural olhando para ele.

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

Depende, se a cultura for de superioridade, de censura e principalmente de disseminação de ódio não só aprisiona como destrói civilizações, agora se for a cultura de respeitar as diferenças e colaborar com o crescimento não só dá humanidade, mas de todo ser vivo essa sim não só nos liberta como nos eleva!

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

É engraçado e emocionante responder a essa pergunta, porque lembro a primeira vez que fui inserido no espaço digital em 2007 (Presidente Luiz Inácio Lula da Silva) quando me inscrevi em um curso de informática básica no telecentro, instituição 100% gratuita que governos competentes introduziram no Capão Redondo e em outras comunidades do país. Na quebrada nem todo mundo tinha computador, na verdade só uma parcela muito pequena na época, as Lan houses já existiam, mas além de serem caras não tinha curso de informática, e as escolas que ministravam os cursos de informática só visavam o dinheiro, quando recebi meu primeiro certificado por ter finalizado meu primeiro curso na vida, fiquei bastante orgulhoso por ter dado um importante passo para o futuro, também tenho orgulho de dizer que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi o governo que deu um importante passo para a difusão da paz.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Eu faço um pedido; que as pessoas parem, respirem, olhem em volta, reflita sobre onde elas se encontra? Quem elas são diante dessa transformação? Será que existe um lado? Dois lados? Ou existem diversos lados? Eu prefiro acreditar nesse último, caminhos diferentes nos dão respostas diferentes, respostas diferentes nos dão referências, logo somos capazes de alcançarmos a paz.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 26/07/2020
Código do texto: T7017105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.