Opinando e Transformando - Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

Nome: Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

Breve Biografia: Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Didática e em Psicopedagogia.

Professora, Poeta, Escritora e Artista Plástica.

Autora dos livros: Dos Pequizeiros às Araucárias. Encruzilhadas. Uma Vida Affonso e Marieta. Instituto Cristão Arte e Vida e Cavanis: 50 Anos no Brasil. Membro da Academia Luminescência Brasileira - ALUBRA.

Membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - ALTO.

Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia - AVIPAF.

Participação em Revistas e Antologias Poéticas.

Participa das exposições de Arte e Poesia organizadas pelo Curador e especialista em Arte Digital Carlos Zemek no Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, Chile e Colômbia.

Em sua opinião, o que é cultura de paz?

A Cultura de paz são todas as ações usadas para haver harmonia e concórdia no ambiente em que se vive nas diferentes dimensões: pessoal, coletiva, social, política e religiosa. Iniciando com todos os esforços pela harmonia do lar, solucionando os problemas nas escolas e comunidades e resolvendo os desafios mais diversos de cada povo na sua Pátria.

Para que serve a cultura da paz?

A Cultura da paz serve para evitar conflitos, desavenças, entre pessoas, grupos e nações.

Como promover a cultura de paz?

Promove-se a cultura de paz para todos os indivíduos desde crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos pondo em prática os valores humanos: o respeito para com o seu semelhante e para com a natureza, a solidariedade para com os que necessitam, a justiça – atribuir a cada um o que lhe é devido, a honestidade em todos os aspectos, a moral e bons costumes e sobretudo ter ética.

Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

Só é possível difundir de forma coerente a paz vivendo os valores humanos, “só se dá o que se tem” e divulgando em todos os meios de comunicação, nas escolas, nos livros, nas revistas, em palestras e seminários. Trabalhando intensamente na formação para o BEM da mente e do intelecto. Na reflexão filosófica de que o Ser humano é o Bem maior que existe no universo.

Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

A longo da formação da sociedade brasileira aconteceram muitos conflitos a iniciar pela chegada dos portugueses que houve um choque de culturas. Extermínio de muitos nativos tanto por meio de conflitos entre os portugueses e indígenas quanto pelas doenças que chegaram com os europeus. A História do Brasil é cheia de muitas desavenças, guerrilhas, grileiros de terras e assim a história continua... a sociedade brasileira teve muitos conflitos nas mais variadas esferas nacionais: nas classes sociais, na política e assim vai...

A cultura, a educação liberta ou aprisiona os indivíduos?

A Cultura significando conhecimento, arte, leis, hábitos e costumes adquiridos pelo ser humano... E entendendo que com a educação transfere esses valores culturais de uma geração para as seguintes. Só liberta os, indivíduos. Amplia seus horizontes na sua maneira de agir e de pensar.

Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

O espaço digital é sinônimo de internet que é essa gama de computadores interligados. O mundo hoje caminha a passos velozes. O que se passa do outro lado do oceano sabe-se no momento exato em qualquer parte do planeta. É de capital importância para difundir e despertar a humanidade para que todos sejam mais humanos.

Mas o caminho é longo e ainda demanda um bom tempo... para que se tenha a maioria dos seres humanos mais cumpridores dos deveres, das leis e da ética.

Qual mensagem você deixa para a humanidade?

A mensagem que deixo para a humanidade:

A vida é um dom precioso de Deus.

Viva a vida com alegria e sobretudo com muito respeito para com os seus semelhantes.

Viva com muito amor no coração e no seu trabalho.

Respeite à Natureza - que é bela e nos dá o sustento de cada dia.

Cuide dos Seres Humanos criaturas criadas pelo Arquiteto do Universo.

Cuide do Planeta Terra.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 21/06/2020
Código do texto: T6983649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.