ENTREVISTA COM O RECANTISTA: DISSECANDO (Edison Oliveira), entre as veredas da criatividade e monstros em lugares ocultos.

Continuando as entrevistas, agora com um autor de terror fantástico que já deixou sua marca registrada no Concurso Literário de Terror e Suspense (CLTS) que ocorre aqui no Recanto. Ganhou a edição 8, ficou no pódio na edição 7 e 9, e é conhecido por seu jeito peculiar de contar histórias. Nada é o que parece e em seu mundo, e o horror virá dos lugares mais inesperados das formas mais inesperadas.

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA O ESCRITOR QUE CAMINHA ENTRE AS VEREDAS DA CRIATIVIDADE E MONSTROS EM LUGARES OCULTOS:

DISSECANDO (Edison Oliveira)

*ENTREVISTA COM O RECANTISTA*

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Há uns quinze ou dezesseis anos, mais ou menos.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Creio que como muitos autores, para ser lido. Veja, existem histórias para serem contadas, e às vezes, elas não encontram o autor certo. Assim como há autores que não encontram o texto certo. Não sei se faço isso direito, mas continuo tentando.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Minha preferência são as histórias de terror. Mas gosto de explorar aqui e ali, pois, assim como em velhas minas abandonadas, o cérebro humano também esconde segredos, sejam eles sutis ou tenebrosos.

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Com sutileza. Parece estranho vindo de um autor de histórias ainda mais estranhas, mas, creio que a sutileza é o segredo. Existem autores que adoram ir direto na jugular do leitor. Outros, preferem cercar e espreitar, aguardando o melhor momento para mostrar as armas. Acho que prefiro atiçar a curiosidade de quem lê. Faço isso desde o título, pois raramente utilizo algum que já entregue a história.

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Porque as coisas ruins existem, e elas estão por toda parte. Não me refiro aos homicidas, ou aos malucos que espiam as pessoas pela fresta de alguma parede. Contra estes nós temos defesa. O medo e a angústia de lidar com o surreal é amedrontador. Em minhas histórias, gosto de explorar este tipo de coisa. É como se Deus acordasse de mal humor e apontasse seu dedo para alguém aqui embaixo: VOCÊ! É você quem irá enfrentar algo maluco hoje.

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

Ser lido e indagado. Adoro quando as pessoas perguntam: De onde você tirou essa ideia?

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Em alguns. Neil Gaiman, Joe Hill... King. Existem outros, mas destes eu bebi e bebo da fonte.

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Há diversos deles (afinal erramos mais do que acertamos neste ramo), mas considero OS MAIAS ESTAVAM CERTOS o menos eficaz de minha lista. E não, ele não está exposto em lugar algum, caso alguém tenha o interesse de conferir por si só. Guardei este em uma das gavetas de minhas memórias e joguei a chave fora.

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

5 — PESADELOS E DELÍRIOS LÍCITOS

4 — MICROONDAS

3 — SOBRE AMORES E MALDIÇÕES DE PAPEL

2 — BALÕES

1 — GUIA PARA CRIANÇAS ANDAREM NO ESCURO

É mais ou menos isso, mas talvez nem tanto nesta ordem

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

Como na lista acima, GUIA PARA CRIANÇAS ANDAREM NO ESCURO. Aqui eu provei para mim mesmo o quanto a imaginação de um autor pode ir longe. Foi também minha primeira experiência com uma magia mais aprofundada. Como autor de textos fantásticos, adoro explorar todo tipo de assunto, e neste conto, acho que fiz isso muito bem.

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Certamente. É para isso que estamos aqui, não é? Sei que para muita gente escrever é apenas um hobby, mas eu encaro de um outro jeito — mesmo ciente das dificuldades de se viver disso em nosso país. Imagine você entrando em alguma livraria e vendo um livro com o seu nome na capa. Acho que eu teria um princípio de infarto.

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

Não.

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Para não desistir. É um caminho torturante, mas valioso. Como já mencionei em artigos e até para o próprio Leandro, costumo escrever de quatro a cinco horas quando me sento diante de uma tela. Autores profissionais ficam até doze e todos os dias. Mais da metade do que crio não vai para frente. É assim mesmo, pode acreditar. Escrever é uma missão árdua. Não pense que é apenas sentar e digitar. O cansaço mental e físico é absurdamente cruel. Então, se você tem este sonho, já deveria estar atrás dele, escrevendo o seu caminho.

Link para textos do autor:

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=193557

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 16/04/2020
Código do texto: T6918795
Classificação de conteúdo: seguro