ENTREVISTA COM O RECANTISTA: HICS, o mestre da eloquência literária.

Continuando as entrevistas, agora com um verdadeiro gentlemen (é assim que se escreve?). Além de extremamente generoso em suas visitas e comentários, não existe UM texto dele que não te atraia, não te fisgue a atenção e não te encante. Seu modo de escrever me cativou de tal forma que considerei sua biografia um dos melhores textos que já li no recanto até hoje. E se ele consegue encantar com uma biografia bem escrita, imagina com os demais textos?

Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.

CONHEÇA O MESTRE DA ELOQUÊNCIA LITERÁRIA:

HICS

*ENTREVISTA COM O RECANTISTA*

*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*

Já há um bom tempo... rs Escrevia esporadicamente 'coisas' fáticas que presenciava e algumas 'coisas' não fáticas que inventava... rs Somente comecei publicar minhas modestas concepções por aqui, seguindo 'dica' de um querido sobrinho carioca, em 25/09/2009!

*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*

Essencialmente para 'jogar para fora' relatos de situações, acreditando agradarão os que os lerem.

*O QUE VOCÊ ESCREVE?*

Gosto muito de escrever 'causos', especialmente, alguns concebidos a partir de situações fáticas que presencio. Porém, já me aventurei em conceber poesias, acrósticos, trovas, gramática e ortografia, frases, artigos, pensamentos, poetrix, textos jurídicos, haikais, contos e,..., até humor... rs

*COMO VOCÊ ESCREVE?*

Muita coisa parte do improviso. Por vezes, contando com o auxilio do tradutor Google, do corretor ortográfico... Já escrevi palavras chaves no interior de transporte público e 'no aconchego' do lar, desenvolvi algo fático que presenciei enquanto 'em trânsito'... rs

*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*

Condição 'sine qua nom', por não conseguir escrever coisas mais bem elaboradas... rs

*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*

'Desopilar' o fígado, jogando prá fora coisas que acredito agradarão um contingente atencioso de pessoas!

*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*

Em autores de renome, é notório que não me inspiro... rs Há muitos poetas(isas)/escritores(as) no próprio RL, dos(as) quais sou fã de carteirinha nos quais me inspiro, sendo você um deles! **POXA. AQUI EU FIQUEI FELIZ :) **(grifo do entrevistador kkkk)

*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*

Acredito que meu pior texto ainda não escrevi...rs

*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*

Com certeza, elejo como Nº 1 o entitulado: "EU VI A PONTE DE ITAPUÍ" - Um contos>causos - Constante da minha pág. 27 ; O Nº 2 tem por título: AVENTURA CULTURAL-ROMÂNTICA - Um contos>amor - Pág. 26 ; O Nº 3 que denominei UM FUSCA CHAMADO MARILENE! - Uma Crônica - Pág. 26 ; O Nº 4 denominado: A CORRIDA DE MINHA VIDA! - Biografias - Pág. 27 e o Nº 5, entitulado O GRANDE BAILE! - Contos>surreais - Pág. 6 ... Gosto muito também de: XEQUE-MATE CORROMPIDO! - Contos>surreais - Pág. 6 Os enumerados como 2, 5 e o 'complementar', não são fáticos!

*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*

Coerentemente, elejo como meu melhor texto o que dei por título: "EU VI A PONTE DE ITAPUÍ"', e por uma razão muito simples. Foi o primeiro conto que escrevi e estava distante de meus entes queridos e muito saudoso! Visitei uma pequena cidade denominada ITAPUÍ, distante aproximadamente 15 KM da cidadezinha onde me encontrava hospedado e na qual ficava a sede da empresa onde prestava serviço de consultoria em INFORMÁTICA. Certo domingo resolvi caminhar até a cidadezinha para visitar uma ECLUSA por lá existente... Quando resolvi retornar, resolvi fazê-lo não mais caminhando e fui informado de que haveria uma condução que me serviria somente duas horas após a minha chegada. Vencendo meus lampejos de refazer caminhada de volta dos aproximados 15 KM, permaneci na pequena rodoviária, que encontrava-se praticamente às moscas, somente com a atendente de uma lanchonete e dois moradores da cidadezinha que por lá estavam 'parcialmente embriagados', sendo que devidamente incentivado pela jovem atendente da lanchonete, relatou, com os olhos marejados, seus sentimentos quando houve a desativação da PONTE que ligava sua cidadezinha à cidadezinha vizinha denominada BORACEIA e que a submersão da PONTE onde, nas proximidades, muito nadou e brincou durante sua infância/adolescência e até maioridade!

Obviamente, tenho como o melhor texto que escrevi o Nº 1 acima eleito. Foi o primeiro que escrevi, estava longe da família, foi um relato fático e fiquei muito comovido, chegando a colocar-me no lugar do rapaz que me fez a narração!

*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*

Não optaria por viver somente do que escrevo pois sei das minhas limitações, tenho 7.2 já vividos e não sei se ainda teria disposição para deslocar-me para expor e comercializar minhas 'obras'...

*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*

SIM uma questão que gostaria que fosse por aqui ventilada. Se já tive algum problema de 'retaliação' devido algo que por aqui escrevi! Já perdi uma GRANDE amizade por aqui por haver colocado um comentário e ele haver sido erroneamente interpretado pela pessoa em questão que me retornou resposta dizendo que eu lhe faria um favor se NUNCA mais lhe enviasse comentários... Em outro caso, em texto não fático que concebi, acreditaram que foi fático e até hoje ainda não posso nem mencionar o título do texto que escrevi que já há um reavivamento do impasse...

*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*

Diria para que escrevesse somente o que lhe advém da ALMA, nos casos das escritas não fáticas e que somente relate a VERDADE nos casos das escritas fáticas! E que haja ineditismo no que conceber...Sigo reiterando TUDO o que SEMPRE lhe enviei em nossos contatos, por aqui especial agradecimentos pela consideração em também me eleger para responder essa série de indagações! Também por aqui reforço meus votos de MUITA PAZ, MUITA PROTEÇÃO e, acima de tudo, COM MUITA FÉ, principalmente enquanto durar essa provação à qual estamos sendo submetidos! PHILIA e NAMASTÊ!

Link para textos do autor:

https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=62507

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 12/04/2020
Código do texto: T6915152
Classificação de conteúdo: seguro