ENTREVISTA COM O RECANTISTA (mestres do soneto): JOTA GARCIA
Continuando as entrevistas, agora alguns dos maiores poetas quando o assunto é SONETO. Ele foi um dos primeiros que me leu e já chegou a corrigir textos meus. Seus sonetos são incríveis, poetiza sobre qualquer tema e já foi responsável foi me dar uma overdose literária (efeito de muitas emoções após ler muitos textos do autor de uma vez só).
Com o intuito de divulgar excelentes recantistas, criei uma simples entrevista que aborda apenas temas relacionados à escrita. Enviei para meus recantistas favoritos. Todos leio por amor e muito gosto. Após ler a entrevista, sugiro que procure pelo trabalho dos autores entrevistados, pois além de amar seus textos, novos vínculos de leitores poderão nascer a partir desse contato.
CONHEÇA ESSA LENDA DO SONETO:
JOTA GARCIA
*ENTREVISTA COM O RECANTISTA*
*QUANDO VOCÊ COMEÇOU A ESCREVER?*
Tenho um filho que já aos 11 anos de idade (1979) mostrou grande inclinação para música. Foi quando comecei a escrever pequenas letras para ele musicar. Quando completou 16 anos, passou a escrever suas próprias letras, e eu dei uma parada só recomeçando a escrever depois que me aposentei.
*POR QUE VOCÊ ESCREVE?*
No momento, escrevo apenas por passatempo, sem nenhuma aspiração à carreira literária.
*O QUE VOCÊ ESCREVE?*
Basicamente sonetos, e eventualmente, uma pequena crônica.
*COMO VOCÊ ESCREVE?*
Qualquer dia, qualquer hora, quando me vem uma ideia anoto numa agenda e depois passo para o PC.
*POR QUE VOCÊ ESCREVE O QUE ESCREVE?*
Escrevo porque me dá prazer e me permite interagir com pessoas, que de outro modo não conseguiria.
*O QUE VOCÊ PRETENDE ESCREVENDO?*
Manter os neurônios em movimento e me afastar do “alemão”.
*SE INSPIRA EM ALGUM(A) AUTOR(A)?*
Não, procuro mais inspiração no cotidiano. Mas gosto de Quintana, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos..
*QUAL SEU PIOR TEXTO E POR QUÊ?*
Meu pior texto, provavelmente o rasguei.
*PODERIA DIZER DE CABEÇA QUAL O SEU TOP 5 TEXTOS AUTORAIS?*
Difícil escolher, são todos medianos
- As Cores, o Tempo e Eu
- A Máquina do Tempo
- A Vida Numa Partitura
- O Julgamento da Árvore
- O Exemplo da Água
*NA SUA OPINIÃO, QUAL O SEU MELHOR TEXTO E POR QUÊ?*
O Julgamento da Árvore, nele fiz uma crítica carregada de ironia.
*SE VOCÊ PUDESSE OPTAR EM VIVER SÓ DO QUE ESCREVE, VOCÊ OPTARIA? POR QUE?*
Esta opção não existe.
*TEM ALGUMA PERGUNTA QUE NÃO FOI FEITA E VOCÊ GOSTARIA QUE ELA FOSSE FEITA SOBRE ESSE TEMA?*
Não.
*SE VOCÊ PUDESSE DIZER ALGO PARA QUEM QUER ESCREVER, O QUE DIRIA?*
Eu diria para ler, ler de tudo. De bulas de remédio aos best sellers, novos e antigos.
Link para textos do autor:
https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=163114