Fotografar: eternizar, informar e produzir
Com capacidade de eternizar momentos, matar a saudade e mostrar a beleza interior, a fotografia tem grande influência no mundo da comunicação: registrar acontecimentos, informar e atribuir valor a um produto ou serviço. Examinando o significado da palavra fotografia, foto quer dizer luz, e grafia é a escrita da luz, ou seja, sem luz não há fotografia. Fotografar, então, significa reproduzir uma pessoa, objeto, paisagem, informação etc, por processo fotográfico; registrar na memória. Tecnicamente falando, a fotografia é o processo de reproduzir imagens.
Sentimentalmente falando, de acordo com a fotógrafa e estudante de Comunicação Social – Hab. Publicidade e Propaganda Natália Schmitz, “fotografar é sensação, é a captura de bons e maus momentos. A fotografia está no passado, presente e futuro. Fotografia nada mais é que arte para os olhos lembrarem quando o coração esquecer”.
O ato de fotografar vai muito além de apertar no botão. É uma mescla dos nossos conhecimentos, estilo de vida e principalmente do que vemos no mundo. Já em casos de fotografia posada, um ponto que é levado em conta é a história de vida do modelo.
Nátalia ainda compara a fotografia como uma terapia pelo fato de que, no momento de fotografar, é possível se desligar do mundo e se entregar àquele ato. “Fotografar relaxa e capturar lembranças conforta o coração. Quem nunca se emocionou ao fotografar um casamento ou o amor de duas pessoas? Quem nunca se emocionou ao fotografar um exemplo de superação? Fotografar é terapia por que conforta a alma e traz paz para o coração. ”
Na Publicidade e Propaganda a fotografia é essencial. Transmite, além do produto ou serviço, o conceito geral que este deseja emitir. Ela contribui para a mensagem e muitas vezes é a mensagem por completo. Portanto, uma peça publicitária bem elaborada soma a imagem bem produzida com um texto da mesma forma, bem trabalhado.
“Eventualmente, quando bem executada, pode substituir o texto, demonstrar a ideia e o conceito, enfim como no dito popular, ‘uma imagem vale mais que mil palavras’”, avalia o publicitário Fábio da Costa Petry.
Assim como na Publicidade, no Jornalismo a fotografia também é de suma importância, pois ela comprova o que de fato aconteceu e dá complemento à notícia. “O público quer ver o que aconteceu, e a fotografia conta a história em imagens, sendo importante aliada do texto no jornalismo”, explica Lara Nasi, professora do curso de Jornalismo da UNIJUÍ.
Logo, a imagem é indispensável no Jornalismo, na Publicidade ou em qualquer outra área.