Por que receber a terapia Reiki?

Por que você deveria receber a terapia de Reiki?

A Mestra em Reiki, Valéria Guilhon Boechat, explica porque indica a aplicação de Reiki e quais os benefícios para a saúde.

Por Sônia Mesquita, setembro 2019

Se você nunca recebeu Reiki, você pode querer saber o que dizem as pessoas que saem de uma sala de aplicação e a repercussão em sua vida.

1- Por que você quis se tornar uma mestra em Reiki?

R: Foi um caminho natural. Sempre lecionei na minha vida, e amo fazer isso. Sou também Facilitadora de Barras de Access e de Facelift Energético de Access. Fiz faculdade de Direito, na UERJ, e durante o período da faculdade, dava aulas de violão para ganhar uns trocados e, obviamente para me divertir. Advoguei por 20 (vinte) anos, e chegou um momento na minha vida que ansiava por algo mais profundo e elevado, espiritualmente e energeticamente. Assim, fui iniciada em Reiki porque uma amiga minha pediu para que eu fosse com ela no curso, e me apaixonei pelo Reiki desde aquela primeira aula! Fui intensa no estudo do Reiki e na prática, e, chegar à Maestria de Reiki foi muito natural para mim.

Anualmente sou convidada pelo SENAC para dar aula de Reiki por dois meses. São dias intensos e que é gerada muita luz de amor. Fora esses meses, tenho meu espaço onde inicio meus alunos em Reiki e trabalho terapeuticamente com Reiki radiestesia, cromoterapia e as terapias de Access Consciousness (Barras de Acces, Facelift Energético de Access). Facilito classes de Access. Trabalho também com Coaching Executivo para empresas (tenho formação internacional em Coaching) e Coaching de Vida.

Gosto de dizer aos meus alunos que o “TOP da carreira”(risos) de Reiki é o nível 3-A, onde o aluno se transforma em “Mestre de Si Mesmo”(!). Meu ponto de vista é que para se tornar mestre de si mesmo é preciso se conhecer e se perceber profundamente; e, que a Maestria de Reiki (nível 3-B) é somente mais um passo para inspirar e formar mais reikianos, o que é muito necessário para a manutenção da paz no planeta!

2- Muitas pessoas pensam em terapeutas como alguém que diagnostica e oferece aconselhamento. É esse o caso?

R: Diagnóstico é para os médicos. Os terapeutas de Reiki são profissionais que não “fecham” diagnóstico; devem aplicar suas técnicas, convidando à percepção do cliente aos seus sentimentos e emoções, que já sabemos que influenciam na criação de doenças. “Aconselhar” também não é um ato positivo para o terapeuta de Reiki, já que ele conhece uma técnica que pode contribuir para a melhoria do quadro de saúde e bem-estar do cliente; bem como, o aconselhamento não proporciona uma reflexão real, vinda do próprio cliente. É importante saber que o Reiki, por exemplo, é uma técnica complementar e integrativa, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como “Terapia Complementar de Saúde”; portanto, em nenhuma hipótese exclui a atuação da medicina tradicional.

3- O Reiki pode ser cobrado?

R:Gosto de deixar claro que os Reikianos são Terapeutas, e trabalham com esta técnica, assim como os massagistas, fisioterapeutas, acupunturistas, etc. Confunde-se muito dizendo que o Reiki não deve ser cobrado, e esta confusão foi gerada porque o Reiki foi popularizado de graça nos centros espíritas e ONG’s. Mas, é importante dizer que é também uma profissão, e, como toda profissão, deve ser remunerada. Não quero dizer com isso que não possa haver doação. A doação ocorre quando o profissional deseja efetivamente doar seu tempo e sua técnica em um evento, que pode ser eventual ou mesmo uma quantidade de hora semanal. Mas, infelizmente, já vi muitas pessoas “pedindo” Reiki e não se importando de perguntar o valor do serviço. O Reikiano é uma pessoa comum que teve de pagar por um curso e aprender uma técnica. Teve de comprar livros, teve de investir seu tempo para aprender, preparar-se e praticar corretamente a técnica. É uma forma de respeito perguntar ao Reikiano o valor da sessão. E, nunca, em momento nenhum, é uma obrigação do Reikiano “ter que” dar, aplicar ou enviar reiki de graça!

4- O que é importante durante uma sessão de aplicação de Reiki?

R: Estar “presente”. Ou seja, tanto o reikiano como o cliente devem buscar a percepção das energias ativadas durante a sessão. São energias sutis, onde há o direcionamento da energia Reiki delicadamente às áreas mais necessitadas, que estão em desequilíbrio energético e que estão causando a desordem física ou emocional na vida do cliente.

5- Sobre o que as pessoas mais se queixam quando procuram a terapia do Reiki? E como ajudá-las com esses problemas?

R: Há todos os tipos de caso no Reiki; mas, hoje em dia há uma busca maior para questões que envolvam estresse, depressão e ansiedade.

6- Muitas pessoas lidam com perdas de todos os tipos em suas vidas e sofrem por isso. O Reiki poderia ajudá-las a superar o passado?

R: Sem dúvida! Mas, como eu disse anteriormente, ao terapeuta caberá aplicar a energia, com muito respeito, e convidar o cliente à percepção de novas opções de sentimentos, emoções e comportamentos que poderão auxiliá-lo em momentos difíceis como o da perda muito grande. Ou seja, o convite para a cura envolve também o cliente, que deverá agir de forma a se permitir uma nova vibração para um novo caminho de vida. É que o Reiki, em linhas gerais, atua em campos energéticos que possibilitam o reequilíbrio energético do funcionamento do corpo e do campo áurico do cliente/receptor, e esta atuação energética é propícia para a cura.

7- Pode uma pessoa que não acredita na terapia do Reiki ser beneficiada por ela? E a aplicação precisa ser presencial ou pode ser à distância?

R: Sim, ela pode ser beneficiada, pois a energia é inteligente e vai para onde é necessário.

Os Reikianos sabem que só podem aplicar Reiki em quem autorizar. Se uma pessoa deseja receber reiki, o terapeuta pode fazê-lo. Caso contrário, não. Reikianos não têm autorização de enviar ou aplicar energia a seu bel-prazer! Entretanto, o reikiano pode enviar Reiki para harmonizar uma situação em geral; por exemplo: paz entre os povos; harmonia familiar; respeito à fauna e flora, etc. E, podemos considerar isso como um benefício geral, mesmo para as pessoas que não acreditam no Reiki.

Dependendo do nível de Reiki, o Reikiano poderá enviar Reiki à distância, o que é muito eficiente para a cura do planeta, para harmonizar os povos e países, e para pessoas que se encontram em lugares ou países distantes e necessitam do tratamento e do envio da energia Reiki. Mas, se o Reikiano possui apenas o nível 1 de Reiki, terá de aplicar o Reiki presencialmente.

8- Se você pudesse acenar com uma varinha mágica para mudar nossa sociedade a fim de que as pessoas precisassem menos de terapias, o que você mudaria?

R: Eu mexeria minha varinha mágica justamente para que elas ganhassem mais consciência energética, para que assim não ficassem mais doentes e vivessem uma vida de felicidade e plenitude! Não são as terapias que são muito aplicadas, é a falta de percepção de si mesmo e de suas verdades que leva a pessoa ao estado de vibração energética que causa doença em suas vidas. Portanto, minha varinha mágica será para que as pessoas não tenham mais preconceitos e aceitem as terapias como formas de auxiliá-las à uma busca mais real e profunda de suas verdades.

9- Se as pessoas fossem ter um benefício (apenas um) de uma aplicação de Reiki, qual seria?

R: Um sentimento de amor profundo que pode mudar o mundo e sua vida para melhor!

10- E qual deveria ser a frequência de aplicação de Reiki para se ter melhor resultados?

R: 4 sessões (1 vez por dia, por quatro dias seguidos), mais 6 sessões (1 vez por semana); totalizando 10 (dez) sessões. Esta é uma “receita geral”, mas é claro que o terapeuta reikiano irá orientar a melhor forma para cada cliente.

11- Quem pode aplicar Reiki? Quais os requisitos?

R: Apenas os Reikianos podem aplicar Reiki. Reikianos são pessoas comuns que estudam a técnica e são iniciadas no Reiki. Por ser uma tradição oriental, no caso do Reiki Tradicional Japonês-Método Usui, há a necessidade da técnica ser passada de um Mestre para seu discípulo. Mas, entendemos que o “Mestre” é um professor que transmite o conhecimento para seus alunos e que os inspira a, além de usarem corretamente a técnica energética, a buscarem um mundo melhor, mais harmônico e mais amoroso!

12- Você tem livros para indicar àqueles que desejam se aprofundar no assunto?

R: Gosto muito dos livros do brasileiro Johnny De Carli, um verdadeiro Mestre de Reiki, pois são bastante metódicos e inspiradores. Gosto muito dos livros da Diane Stein, uma Mestra americana, da qual minha árvore de Reiki descende. Estes livros são para reikianos. Para os não-iniciados no Reiki, o mais importante é saber que Reiki é uma técnica de aplicação energética muito suave, delicada e respeitosa, que visa a cura em todos os sistemas da pessoa. Como eu costumo dizer aos meus alunos “Reiki é amor! Não tem como dar errado quando você trabalha a técnica e ama o ser-humano e todos os seres do planeta com respeito e honra!”.

Gostaria de agradecer a oportunidade de falar um pouco sobre este maravilhoso sistema de cura energética que é o Reiki. Espero que possa ter inspirado e, que cada vez mais as pessoas se tornem reikianas e pratiquem os 5 princípios do Reiki, que, na forma ocidental positiva traduzem o seguinte: “Só por hoje sou calmo; Só por hoje confio; Só por hoje sou grato; Só por hoje trabalho honestamente; Só por hoje sou bondoso.” Gratidão! Namastê!